Criar meu site eu mesmo ou contratar uma pessoa para fazer? Essa é uma dúvida que assola muitas pessoas. Hoje em dia com um monte de ferramentas prontas, as vezes a gente acha que consegue fazer tudo.

E se você for curioso e tiver paciência, pode conseguir fazer um site relativamente bonito. A grande questão é: será que vale a pena?

Fazer você mesmo seu site ou contratar alguém

É claro que se você mesmo for fazer alguma coisa ela vai sair “de graça” para você. E diante dos preços de contratar alguém, muitas pessoas acabam optando por essa solução.

Acontece que a internet é muito mais do que você imagina. O que nós vemos ao navegar pela internet é apenas uma casca, apenas a linha de frente que é mostrada ao usuário.

Por trás de um site existem inúmeras coisas acontecendo. E existem alguns detalhes para serem levados em conta.

Porque contratar alguém custa caro

Quem se dedica a aprender a criar sites tem que aprender um monte de coisas, que acabam se tornando uma sopa de letrinhas para quem não entende ou está começando agora: HTML, CSS, Javascript, Ajax, PHP, Ruby, Python, FTP, CMS etc apenas para citar algumas das ferramentas.

E nem entrei no mérito de responsividade, mobile first, usabilidade, layout, frameworks…

Eu costumo brincar que internet é um poço sem fundo, quanto mais você quiser cavar, mais coisas você vai descobrir para aprender.

Diante de tudo isso, você percebe que é preciso dedicar tempo e esforço para conseguir aprender, trabalhar profissionalmente e criar algo de qualidade. E da mesma forma que você quer que seu trabalho seja valorizado e reconhecido, o mesmo vale para esse profissionais.

Vale a pena eu mesmo criar meu site?

Essa pergunta vai depender de quanto vale o SEU TEMPO.

Se você não tem tempo para desperdiçar aprendendo coisas novas, se para você tempo é dinheiro e você não se importa em pagar por algo que resolva o seu problema e tenha qualidade, minha resposta é: contrate o serviço de alguém.

Por outro lado, se vc dispõe de um certo tempo, a grana está curta e você não liga tanto assim para qualidade, pense na possibilidade de você mesmo fazer seu site.

Obviamente, não espere criar algo tão profissional, já que você estará limitado a trabalhar com soluções e ferramentas prontas.

Em outra palavras, se você precisa de uma solução específica, talvez você não consiga encontrar algo grátis que solucione seus objetivos.

Vamos a um exemplo? Digamos que você queira criar um site onde as pessoas podem fazer pedidos de comida online, organizados por cidade e tipo de comida. Algo bem parecido com um ifood.

Algo assim é bem específico e envolve muitas coisas: não é apenas o que o usuário está vendo, é preciso criar uma área para os restaurantes se cadastrarem e colocarem seus platos, você terá que dar nota pelo serviço, etc. E como você vai cobrar por isso?

Veja então que algo desse porte exige um trabalho específico para desenvolver essas funcionalidades. Não espere encontrar algo pronto para isso.

Mas, se tudo o que você precisa é criar um site mostrando sua empresa e marcar sua presença na internet, alavancando seu negócio, existem ferramentas para isso.

Existem diversas ferramentas grátis no mercado. Vou citar aqui 2, que aliás já citei anteriormente: o Wix e o WordPress.

Criar um site com Wix

O Wix oferece uma gama de possibilidades, permitindo que você escolha entre inúmeros templates e faça seu site de uma forma bem simples, com arrasta e solta.

Você precisa ter um site com aparência profissional? Quer criar uma loja virtual para vender seus produtos? O Wix tem!

Entretanto, porém, vale a pena ressaltar que nem tudo são mil maravilhas. Lembra que acima eu disse que quando você navega o que você vê é uma casca e tem mais coisas por baixo?

De longe, você olha para um site do Wix e diz: nossa, que lindo! Mas se você for olhar por baixo da casca, os sites do Wix tem um monte de códigos que não seriam colocados lá se você contratasse alguém para fazer o seu site.

Vou mais além: o Google já emitiu uma nota dizendo que não indexa bem os sites do Wix, ou seja de que adianta ter um site lindo se o Google não mostra seu site para as pessoas?

E apenas para finalizar, lembra que eu comentei a respeito de provedores que mantém você refém deles e você não pode mudar? Bem, o Wix funciona dessa forma: se um dia você quiser trocar de provedor vai ter que praticamente refazer seu site do zero, porque o Wix utiliza uma ferramente própria.

Então meu conselho é: fuja do Wix e de todas as outras ferramentas mirabolantes que existem por aí disponíveis para criar seu site.

Criar um site com WordPress

Para quem está começando e deseja uma solução bem completa, o WordPress é uma ótima pedida.

Inicialmente o WordPress foi concebido com o propósito de se criar blogs, mas com a personalização dos templates você consegue quebrar esse conceito, ou seja, o WordPress pode se tornar um site que não tem nada a ver com um blog.

Mas, mesmo que você mantenha o layout de blog, ainda assim é uma grande vantagem, afinal de contas o Google indexa muito bem os blogs.

A conta é bem simples: se você tem um site empresarial, apenas listando seus produtos e serviços, com que frequência você irá adicionar novos conteúdos ou alterar o conteúdo já existente?

Por outro lado, se você tem um blog, o Google entende que você irá adicionar conteúdo regularmente, o que já garante que na largada o Google olhe para o seu site com bons olhos.

Lógico que se você não adicionar conteúdo regularmente, o Google vai entender isso e você perde essa vantagem.

Alguns programadores e webdesigners com certeza dirão que o WordPress não é uma solução assim tão boa, mas se você der uma breve pesquisada na internet, veja que a grande maioria dos sites exibidos são blogs!

E dentre esses blogs, uma grande e esmagadora maioria é feita com… WordPress!

Porque ter um blog é importante?

Existe uma frase na área do marketing digital que diz “o conteúdo é rei”. Portanto, a chave para o sucesso do seu negócio está na criação de conteúdo.

E quando digo conteúdo, estou me referindo a conteúdo de qualidade. Ou seja, você vai produzir conteúdo que as pessoas queiram ler e consumir.

Veja, quando você está procurando alguma coisa pela internet, qual é o critério que você utiliza para determinar se um conteúdo é de qualidade?

Um conteúdo que resolva seus problemas, que atenda as suas expectativas. Então, se você procura por exemplo, “como tirar chicletes da calça jeans”, você quer uma solução definitiva. Se você acessar um site e ele ficar enrolando, enrolando, enrolando e não te der a solução, ou ainda, estiver falando de algo que não tenha nada a ver com o assunto, você vai emborar. Simples assim.

Mas, se o site tem um conteúdo bacana e cumple o que promete, ou seja, se ele entrou o conteúdo que você estava buscando, existe a possibilidade de que você volte outras vezes.

E convenhamos, hoje em dia com google e youtube, você consegue aprender praticamente qualquer coisa!

Seja encontrado pelas pessoas

A questão aqui então não é se as pessoas “vão achar o conteúdo que elas querem”. Sim, elas vão achar, mas a questão é “de quem elas vão achar?”

Portanto, digamos que você esteja no ramo de jardinagem. Não se preocupe em “esconder o ouro”, guardando aquela informação para você, porque as pessoas vão achar essa informação em outro lugar. Se você não disser, outra pessoa dirá.

Então, se elas vão achar a informação, porque não ser VOCÊ a dar essa informação?

Mas vou dar o conteúdo de graça para todos?

Sim, exatamente isso. Você vai dar o conteúdo de graça para todos que entrarem no seu site.

Mas então, como é que você vai ganhar com isso? Simples: as pessoas vão encontrar seu site pelo ótimo conteúdo dele e com o tempo, seu site começará a ser bem rankeado pelo Google. E a partir dai, você se torna uma referência na sua área de atuação.

Essa forma de pensar pode assustar muitas pessoas. Afinal de contas, se eu passar a informação, outras pessoas podem aprender e fazer algo elas mesmas e não contratar meu serviços correto?

Sim, essa é uma realidade. Mas vai ter um grande número de pessoas que passará a confiar em você, nos seus serviços e nos seus produtos. E convenhamos, você saber COMO FAZER não quer dizer necessariamente que você vai CONSEGUIR FAZER.

Exemplo real de marketing digital

Vamos a um exemplo? No fim do ano eu iria a um churrasco com uns amigos e queria fazer algo diferente. Pensei em fazer um delicioso molho barbecue e fui procurar a receita.

E não é que encontrei? Se você procurar no Youtube, tem um canal chamado “BBQ em Casa” que ensina como fazer. Mas são tantos ingredientes que acabei desistindo de fazer, até mesmo porque alguns ingredientes são difíceis de conseguir, como a fumaça liquida por exemplo.

Mas, vejam só: agora eu tenho uma referência, sei que consigo comprar a fumaça líquida com eles, sei que eles tem a receita, sei que eles vendem um tempero que vai no molho e posso temperar carnes com ele também…

Até agora eu não comprei nada deles, mas outras pessoas devem ter comprado. E no futuro, quando eu pensar em comprar fumaça líquida, qual é a primeira referência que eu vou ter? O BBQ em casa!

É assim que o marketing digital funciona! Você fornece conteúdo de qualidade e em troca, você tem a confiança das pessoas. Você se torna uma referência e as pessoas passam a lembrar de você.

E quanto mais pessos confiarem em você, mais você será encontrado e o ciclo nunca acaba. Então o segredo do sucesso do seu negócio é esse: forneça conteúdo e conteúdos bons!

Próximo passo: instalar o WordPress

Espero que tenha conseguido te convencer sobre a importância de ter um blog e de usar o WordPress como ferramenta para isso.

No próximo post eu vou ensinar como instalar o WordPress, passo a passo!

Série “como criar meu site”:

Esse post é parte de uma série de artigos:

Parte 1 – Visão geral de como criar um site

Parte 2 – Como comprar um domínio

Parte 3 – Como contratar uma hospedagem.

Parte 4 – Como contratar uma hospedagem

Parte 5 – Como instalar o WordPress

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