Nesse post vou ensinar como comprar um domínio. Conforme eu expliquei no post anterior, existem vários tipos de domínios. Via de regra, as pessoas estão acostumadas com domínios “.com” ou “.com.br”. Se você pretende montar um site, o ideal seria que você trabalhasse em cima desses dois tipos de domínios.

É recomendável que você compre um domínio “.com.br”, pois além dele ser mais indicado por estarmos aqui no Brasil e ser mais reconhecido, ele ainda será melhor indexado pelo Google. Caso você tenha condições financeiras e o seu nome de domínio estiver disponível nos dois tipos, compre os dois, mas o primordial é que você adquira o domínio “.com.br”.

Caso o nome de domínio escolhido já tenha o equivalente em um desses dois casos, estude bem antes de adquirir o domínio, porque você pode acabar tendo algumas complicações no futuro.

Exemplo:
Você quer comprar o dominio “gelatinavoadora.com.br” e ele está disponível, mas já existe um site similar registrado como “gelatinavoadora.com”.

Nesse caso, o ideal é que você estude bem antes de dar esse passo. Alguns sites podem até ter nomes iguais, mas o conteúdo é diferente e o ramo de atividades são diferentes.

Mas se o ramo de atividade e o conteúdo forem semelhantes, você vai acabar dividindo a atenção com esse outro site. E caso seu cliente acabe acessando esse site por engano, ele pode ficar confuso ou não encontrar o que estava buscando.

Quais as regras para criar um domínio?

Segundo a registro.br, que é quem regulamenta os domínios “.com.br” aqui no Brasil, existem regras do domínio na hora de registrar:

  • Nome de domínio com no mínimo 2 e no máximo 26 caracteres, sem contar a categoria, ou seja, o “.com.br”, “.adv.br” não entram nessa conta.
  • Nome de domínio pode usar números, mas não pode usar somente números, ou seja, “22.com.br” é inválido.
  • Nome de domínio pode conter hífen “-“, desde que não inicie e termine com hífen.
  • Nome de domínio Pode usar letras de “a” a “z”.
  • Nome de domínio pode conter alguns caracteres acentuados. Mas eu sugiro expressamente que você não faça isso! Afinal de contas, todos já estão acostumados a digitar os endereços dos sites “sem acento”, concorda?

Boas práticas para você levar em conta na hora de comprar um domínio:

  • A não ser que você já tenha um negócio com um nome definido, evite domínios com nomes complicados.
  • Se puder, evite também domínios com palavras em inglês, principalmente se forem difíceis de escrever e a pronúncia for completamente diferente da forma escrita. Como exemplo, pense nos filmes do Star Wars, onde eles falam “Jedi Knight” (cavaleiro jedi), mas que é pronunciado como “jedai naite”. Isso dá margens para as pessoas escreverem por exemplo “jedi night” (noite jedi) ou ainda a forma como é pronunciado, que não tem nada a ver com seu endereço!
  • Se conseguir, escolha nomes curtos, porque são mais fáceis de serem lembrados.
  • Se optar por nomes longos, pense em algo fácil de memorizar. O meu domínio “acreditenosucesso” por exemplo, é fácil de ser lembrado.

Dicas extras na hora de comprar um domínio:

Se estiver a seu alcance, listo abaixo algumas dicas para você levar em consideração e pensar em “registros adicionais”. Ou seja, você estaria comprando mais de um domínio e configurando sua hospedagem para funcionar com dois ou mais. Essas dicas não são uma regra, mas podem ajudar as pessoas a encontrarem o seu negócio futuramente.

Nomes errados: se várias pessoas escrevem um nome errado, você pode pensar em comprar também esse domínio com o nome errado. No meu caso por exemplo, algumas pessoas podem vir a escrever “acreditenosuceco” ou “acreditenosussesso”.

Palavras chave que tenham a ver com seu negócio: digamos que você trabalhe com limpeza de piscinas e sua empresa se chame “piscinasolinda”. E você pesquisou e descobriu que o domínio “limpezadepiscinas” está disponível. É uma boa idéia comprar também esse domínio, já que uma pessoa que não conheça seu negócio vai digitar “limpezadepiscinas” ou ainda “comolimparpiscinas”.

Cuidado com com patentes, marcas famosas e direitos autorais: sim, você pode tentar registrar e pode até conseguir, mas digamos que você fosse registrar “cocacola.com.br” (e ele estivesse disponivel) teria problemas, porque com certeza eles iriam entrar na justiça contra você.

E se o nome escolhido já estiver registrado?

Isso é algo que pode acontecer com frequência. Se você procurar por um nome e ele já estiver registrado, você pode tomar algumas atitudes:

  1. Escolher outro nome
  2. Acrescentar alguma outra palavra junto ao nome que você quer. Ex: digamos que “piscinasolinda” já está registrado. Você pode tentar registrar com “limpezadepiscinasolinda” ou “limpezapiscinasolinda”.
  3. Escolher um nome que represente o ramo do seu site. Trabalhando no nosso exemplo, podemos ficar com “limpezadepiscinas” ou “comolimparpiscinas”

Negociando domínios já registrados

Se você perceber que o domínio já está registrado mas o site não estiver ativo, ou ainda, está ativo mas não tem nenhum conteúdo importante dentro do site, você pode pensar em comprar o domínio.

Nesses casos, você pode tentar entrar em contato com quem registrou e comprar o domínio dele. Mas lembre-se que como ele está em posse do domínio, ele pode pedir o valor que quiser.

Em alguns casos, se você tiver uma empresa registrada com esse mesmo nome, você pode até mesmo contratar um advogado e tentar comprar o domínio pela justiça, mas lembre-se de que você precisará desembolsar um bom valor, já que terá o custo do advogado.

Negociando domínios bloqueados

Alguns domínios acabam ficando bloqueados quando eles foram comprados por uma pessoa, abandonados e depois de algum tempo várias pessoas tentaram comprar esses domínios e não conseguiram. Vou explicar como isso funciona.

Vamos pegar por exemplo o domínio “rosas.com.br”. No momento em que estou escrevendo esse artigo, quando tentei registrar, ele apareceu assim:

ROSAS.COM.BR
não está disponível para registro
MOTIVO: DOMÍNIO NÃO DISPONÍVEL PARA REGISTRO POR TER PARTICIPADO DE MAIS DE 6 (SEIS) PROCESSOS DE LIBERAÇÃO CONSECUTIVOS.

O que ocorreu? Quando uma pessoa compra um domínio e depois ele é abandonado, esse domínio vai para leilão (chamado de processo de liberação) e todos os interessados podem tentar comprar esse domínio.

Mas alguns domínios acabam despertando o interesse de várias pessoas e como várias pessoas tentaram comprá-lo, ele ficava bloqueado e ninguém comprava. Daí no próximo processo de liberação, várias pessoas tentaram comprá-lo novamente e não conseguiram, e isso aconteceu por 6 vezes. Nesse caso o registro.br não deixa mais ninguém comprar, porque todas as vezes que ele liberar tem disputa pelo domínio.

Registros que estão nesse estado ficam bloqueados e só podem ser adquiridos pela justiça. No caso, se você quer um domínio assim, você tem que contratar um advogado e desde que tenha uma empresa com esse mesmo nome, conseguir o domínio.

Desde o ano passado (2017), a registro.br alterou as regras para facilitar a compra desses domínios. Agora ela oferece realmente um leilão propriamente dito, se você quiser comprar um domínio e várias pessoas estiverem interessadas, ganha ele quem pagar mais.

Bom, chega de explicar, vamos ver na prática?

Como comprar um domínio

Como eu disse acima, aqui no Brasil quem regulamenta o registro dos domínios é a registro.br e você pode comprar diretamente com ela.

Alguns provedores oferecem o sistema de registro diretamente com eles, ou seja, se você comprar a hospedagem, pode pagar uma taxa a mais e eles mesmos compram o domínio para você e configuram ele para funcionar direitinho.

Se você estiver registrando outro domínio, “.br” eu aconselho você a utilizar a registro.br mesmo. Caso você queira registrar um domínio .com você pode fazer com a godaddy.

Passo a passo de como registrar um domínio “.com.br”

1) Acesse: registro.br (sim, é só isso mesmo)

2) Logo no início, tem uma caixa verde “Pesquise e registre o dominio desejado”. Digite o nome que você deseja, não precisa colocar nem o “www.” e nem o “.com.br”.

Após efetuar a pesquisa, eles vão mostrar se o domínio pode ser registrado ou se tem algum problema.

Se o nome escolhido já estiver registrado eles mostram algumas sugestões para você.

Após escolher um nome que você quer e do tipo de domínio que você quer, você vai em Registrar.

Eles vão pedir seu CPF ou CNPJ para continuar e em seguida eles vão mostrar as opções de pagamento, que você pode fazer via cartão de crédito ou boleto. Lembrando que no cartão de crédito a liberação é rápida, enquanto no boleto ela pode demorar alguns dias para ser liberado.

Após prencher todos os dados, você receberá um e-mail confirmando o pagamento e poderá acessar a área do registro.br para configurar o DNS, que você vai pegar com a hospedagem e que é o responsável por colocar o site no ar.

E é isso! Simples assim! Agora você já sabe como comprar um domínio  “.com.br”!

Série “como criar meu site”:

Esse post é parte de uma série de artigos:

Parte 1 – Visão geral de como criar um site

Parte 2 – Como comprar um domínio

Parte 3 – Como contratar uma hospedagem.

Parte 4 – Como contratar uma hospedagem

Parte 5 – Como instalar o WordPress

Comentários:

Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Como fazer código de barras Base 39

Como fazer código de barras Base 39

Data: 22 de agosto de 2018

Se você está precisando fazer código de barras Base 39, seja para comandas ou mesmo para algum controle interno, a implementação é muito simples. Está sem tempo? Vá para a parte do artigo “Como implementar”, logo abaixo. Se você está com um tempinho sobrando, talvez queira se divertir um pouco às minhas custas, vendo como...