E cá estamos nós, novamente, começando meu site de novo, agora na terceira versão. Espero que agora seja a definitiva. Para quem está lendo esse post, sim, esta é a terceira tentativa.

Mas como assim? Como essa é a terceira versão do site? Bom, resumidamente, tudo começou com uma idéia aparentemente brilhante, que no decorrer do tempo não se mostrou assim tão brilhante. Junte-se a isso outra idéia aparentemente brilhante e no decorrer do tempo, ela também teve seus problemas.

Interessado em saber como tudo aconteceu?

Brainstorming: uma tempestade de idéias

Brainstorming7

Tudo começou quando eu decidi criar um site para divulgar meus serviços. A idéia era mostrar meus trabalhos e conseguir alguns freelas.

Dai vem a grande questão: que nome escolher? Já pensando grande, fiquei pensando conseguir minha independência financeira, trabalhar por contat própria, montar uma agência no futuro… sonhos e mais sonhos.

Procurei por vários nomes, todos relacionados a idéia de publicidade e eis que um nome me saltou aos olhos: brainstorming. A palavra, figurinha presente no vocabulário dos publicitários, significa tempestadade de idéias.

Um brainstorming é basicamente um bate papo, onde todos os envolvidos simplesmente falam o que lhes vêm a cabeça. Não cabe aqui julgar as idéias, por mais estranhas ou loucas que sejam, o que vale é deixar a imaginação fluir. Como sempre fui de ter grandes idéias (todos me diziam isso), a palavra caiu como uma luva.

A palavra brainstorming ganhou um charmoso número 7. Eu tenho uma grande história com o número sete: nasci em 07/07/1977, meu nome (Luciano) tem 7 letras, o de minha esposa (Juliana) também e o da minha filha (Beatriz) por coincidência também.

Assim, surgiu a Brainstorming7, com um logotipo formando um belo cérebro, cheio de números 7. Idéia fantástica!

Nem tudo é um mar de rosas

Nem tudo é um mar de rosas

Site no ar, trabalho, estudos, pouco tempo para dedicar ao site. E eis que nas poucas vezes que precisei passar o nome para outras pessoas, esbarrei num grande problema: como falar brainstorming7 para alguém que nunca ouviu falar disso?

Apenas quem tem um nome estranho sabe a dificuldade que é ficar soletrando b-r-a-i-n-s-t-o-r-m-i-n-g. Outra coisa: eu escolhi um domínio .com, que convenhamos, não é uma sábia escolha para um site brasuca.

Após um longo tempo levando o site (diga-se pagando a hospedagem e não utilizando para grande coisa), eu resolvi aposentar o site e partir para um nome mais fácil.

Surge o Area7

Surge o Area7

Novo problema: como encontrar um nome ideal? Procura daqui, dali, testa vários nomes, eis que surgiu a idéia de area7. O número 7 seria mantido, já que tenho uma longa história com ele, e a palavra area remetida a local, sendo assim area7 um local para pintar o sete. A idéia me pareceu bem interessante, bem mais fácil de falar que brainstorming7 e ao fazer uma procura no
registro.br descobri que o meu tão querido novo nome escolhido já estava comprado. Tanto o .com quanto o .com.br.

O .com era de uma banda, na verdade existem 2 bandas com esse mesmo nome, a que eu coloquei na imagem acima é de uma garotas. Mas o .com.br não estava online e para vencer em breve, o que me acendeu a esperança de conseguir comprar o domínio.

Para não perder tempo, procurei uma solução alternativa e barata e assim surgiu o charmoso area7.me. O domínio era diferente e fácil de falar, me pareceu uma boa idéia e assim apenas subi o site para o servidor, não tendo tempo para organizar o site e criar um logotipo novo. Além disso, o .me também causa uma certa confusão: “não é .com? É .me mesmo? Nossa, que diferente”.

As horas viraram dias, os dias viraram semanas, as semanas meses e os meses um ano e eis que chegou a grande data da renovação. E para minha amarga lembrança, o domínio que havia sido comprado super barato (R$ 25,00) agora custaria bem mais (R$ 125,00). Quando assinei a compra do domínio eu já sabia disso, mas tinha esperanças de conseguir o tão sonhado area7.com.br. Infelizmente, o dono do domínio renovou o contrato e assim meu plano virou planeta, como minha sogra costuma dizer.

Episódio III – Uma nova esperança

Surge uma esperança

Se você é fã de Star Wars, deve estar pensando que eu errei. Não, não errei, fiz isso de propósito para não perder a piada.

Navegando um dia pelo registro.br, procurando um nome de domínio disponível, eis que esbarro em um domínio que já tinha visto há vários anos atrás: labweb. A idéia tinha me parecido genial na época: um laboratório web. O que poderia ser melhor que isso? Mas na época o domínio já estava comprado então acabei abandonando a idéia.

Mas descobri que o domínio agora estava congelado, aguardo o processo de liberação, onde as pessoas podem pedir para se tornarem os novos donos de um domínio que foi abandonado.

Assim, cruzei os dedos e aguardei ansiosamente pelo processo de liberação. Devido as novas regras, o prazo seria menor, o que aumentaria minhas chances de conseguir o domínio, já que teria menos tempo para alguém descobrir e pedir para comprar o domínio.

Na data da abertura, fiz minha inscrição e todos os dias olhava lá ansioso, esperando que não aparecesse mais nenhum ticket para compra. O tempo passou e finalmente consegui meu tão sonhado domínio, agora com um nome fácil de falar e de entender. Assim espero, porque ninguém falar o nome do seu dominio e ficarem olhando pra sua cara como se você estivesse falando como o Chewbacca.

Espero que essa história sirva de lição para os incautos que como eu, tenham uma idéia aparentemente brilhante para o nome de um domínio… escolham um que seja fácil de falar e de ser entendido. Tudo o que você menos quer é ficar repetindo no telefone letra por letra o nome do seu domínio.

Comentários:

Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Veja também:

    Como fazer código de barras Base 39

    Como fazer código de barras Base 39

    Data: 22 de agosto de 2018

    Se você está precisando fazer código de barras Base 39, seja para comandas ou mesmo para algum controle interno, a implementação é muito simples. Está sem tempo? Vá para a parte do artigo “Como implementar”, logo abaixo. Se você está com um tempinho sobrando, talvez queira se divertir um pouco às minhas custas, vendo como...