O maior erro que você pode cometer, é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum. Elbert Hubbard
Tem um número errado!
Vamos ver um exemplo real a respeito da importancia da conferência de impresso?
Eu atendi uma cliente uma vez que tinha uma loja de móveis e ele estava fazendo um folheto com fotos dos móveis para divulgar. Esse folheto ele iria entregar de casa em casa.
Eu montei a arte e quando terminei e ele foi conferir eu falei pra ele olha bem o endereço e telefone”
. E ele respondeu:
– Ah, fique tranquilo, o telefone agora é a primeira coisa que eu olho, porque já tive problemas com isso.
E ele me contou o problema que ele teve. Ele fez um folheto em outro lugar, assinou prova, mas não prestou atenção nos telefones. E um dos telefones dele estava com um numero trocado. Algo do tipo: o final era 682
e ficou 862
.
Bem, ele rodou 10.000 folhetos e num final de semana distribuiu 4.000 folhetos. E algumas peças estavam marcadas como tantas peças no estoque
.
E ai começou a encrenca. As pessoas começaram a ligar no numero para ver se ainda tinham as peças para ir comprar. E a mulher para quem ligaram atendeu uma enxurrada de telefonemas.
O problema: você já deve ter recebido uma ligação por engano. É mais ou menos assim:
– Oi, eu queria falar com o Rafael.
– Acho que foi engano, aqui não tem nenhum Rafael.
– Esse número não é do Rafael?
– Não, você discou errado.
– Esse numero não é xxxx-7878?
– Não, é xxxx-6878.
– Ah ta… então desculpe, foi engano.
Agora, vamos imaginar o diálogo com a mulher:
– Oi, eu queria saber se vocês ainda tem a comoda que está no folheto.
– Acho que você ligou errado.
– Aí não é a loja x?
– Não, aqui é uma residência.
– Nossa… mas o número aí não é xxxx-7878?
– É, o número é esse, mas aqui é uma residência, não é uma loja.
– Nossa, mas eu to olhando no folheto e aqui está marcado xxxx-7878.
– Está marcado isso?
– Está.
– Só que aqui é residência. A gente não vende móveis.
– Tudo bem, obrigado.
E daí, cinco minutos depois:
– Oi, eu queria saber se vocês ainda tem a comoda que está no folheto.
E a mulher tem que dar a mesma explicação. Agora, vamos fazer uma conta simples: se ele distribuiu 4.000 folhetos e 10% ligou perguntando, estamos falando de 400 pessoas. Se 5% retornou, estamos falando de 200 pessoas. Se 2,5% ligou, são 100 pessoas. Se apenas 1% ligou, são 40 pessoas.
Agora, imagine você atender 40 pessoas por engano, ligando na sua casa a cada 5 minutos perguntando de uma comoda? A mulher ficou p… da vida e ligou na loja soltando os cachorros, falando que estava com um folheto e iria processar eles.
Moral da história: para não tomar um processo e acalmar a mulher, o que ele fez? Falou pra ela Senhora, desculpe pelo engano, vamos fazer o seguinte, para compensar isso, a senhora está precisando de algum móvel? Um sofá, um guarda-roupa, uma mesa, uma estante de cozinha, qualquer coisa. A senhora vem até aqui, escolhe e eu dou de presente pra senhora por esse incômodo.
E além desse gasto ele ainda teve que mandar recolher os folhetos que não tinham sido entregues e etiquetar um a um com o número certo.
Então, tomem cuidado. Um simples número de telefone trocado pode causar um grande problema.
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Esse artigo faz parte de uma série que escrevi a esse respeito. Vale a pena dar uma conferida:
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