Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas.Sêneca

Primeira fase: encantamento

Clientes deslumbrados - Megan Fox

Fala pessoal! O nosso assunto ainda é prova assinada e eu gostaria de falar algo muito importante que são os clientes deslumbrados.

Você tem que tomar muito cuidado com esse tipo de cliente, porque a chance de erro é muito grande.

O que é um cliente deslumbrado? Eu vou fazer uma comparação pra você entender melhor o que eu quero dizer. Eu sou casado, mas vamos imaginar que eu sou solteiro e estou morando lá nos Estados Unidos. Eu fui numa balada e acabei esbarrando na Megan Fox. A gente começou a conversar, rolou um clima e eu fiquei com a Megan Fox, tudo bem?

Bom, nesse ponto, eu estou na primeira fase. Eu estou deslumbrado diante de uma mulher linda, gostosa e que é uma celebridade, está com uma roupa sexy, maquiada e perfumada. Eu olho pra ela e penso no quanto ela é perfeita, é uma deusa grega, eu quero essa mulher.

O clima foi esquentando e lá pelas tantas ela me convidou pra ir pro apartamento dela e eu dormi com ela. Sonho de consumo de todo homem, certo?

No dia seguinte, eu acordei com a Megan Fox dormindo do meu lado. Eu ainda não estou acreditando que fiquei com ela, mas aquele deslumbramento passou. Eu estou empolgado, lógico, mas a novidade já passou.

Enquanto eu estava com ela na balada eu pensava: eu quero essa mulher. Quando eu fui pro apartamento dela eu só pensava em tirar a roupa dela e chegar nos finalmente. Só que agora no dia seguinte, não é mais sonho, é realidade, eu já consegui.

Segunda fase: olhar os detalhes

Clientes deslumbrados - Juliana Paes

Então agora eu estou na segunda fase. Eu ainda estou empolgado, mas meu olhar se torna mais crítico. Eu olho pra ela e percebo que ela tem um pouquinho de celulite e algumas estrias bem fininhas. Do jeito que ela está deitada aparecem umas dobras na barriga dela.

Eu vou pegar minhas roupas e sinto um cheiro de xulé e descubro que vem do sapato dela… E quando ela acorda e damos um beijo de bom dia eu descubro que ela está com bafo.

O que mudou? Será que ontem ela não tinha essas coisas? Claro que tinha. Mas eu estava tão empolgado que não notei os detalhes, só olhei o todo.

Quando nós olhamos uma cantora, uma artista, modelo, enfim, nós sempre vemos essa mulher maquiada e bem vestida. E deduzimos que ela é bonita, gostosa, cheirosa e: não tem bafo, não tem xulé, não tem cc, nem vai no banheiro, ou se for, vai fazer um cocô lindo, cor-de-rosa, em formato de coração e com cheirinho de morango. Só que não é assim, elas são mulheres reais, não são perfeitas.

Vamos pegar só um detalhe: com raríssimas excessões toda mulher tem celulite. Uma vez que eu estava assistindo aquele programa Super Pop e foi bem naquela hora que estava passando o desfile de lingerie. Aquele negócio: só mulheres gatas. E lá pelas tantas, um dos câmeras foi para trás delas, filmar o bumbum das modelos e baixou a câmera no chão, pegando o bumbum delas de baixo pra cima.

E para minha surpresa, eu lembro bem que nesse angulo e com aquela luminosidade, mostrou a celulite de quase todas as modelos! E daí? Ficaram menos gostosas só por um pouco de celulite? Não. Só que antes eu não tinha notado nada, porque estava olhando para o todo, não me atentei aos detalhes.

Outro exemplo: a Juliana Paes. Eu não acho ela assim a mulher mais linda do universo, tem mulheres muito mais bonitas que ela. Mas convenhamos: que corpo! E que bumbum! Com certeza ela deve ter celulite, mas quem liga?

Abra os olhos

Clientes deslumbrados - Megan Fox

Vamos agora voltar na nossa realidade: imagine que um cliente fez um rascunho de um folder. Como ele não entende muito, ele montou no powerpoint, do jeito mais ou menos que ele imaginava. Ele levou a arte para você, que trabalhou nela e, supondo que você faça um bom trabalho, sua arte vai ser muito melhor que a arte do cliente.

É aqui que mora o perigo: o cliente fica tão deslumbrado que não observa os detalhes, ele só vê o todo. Então, quando você mostra a arte pro cliente e pergunta:

– E então, está tudo certo?

– Nossa, ficou lindo!

Epa! Eu perguntei se está tudo certo e o cliente disse que ficou lindo. Atenção!

– Viu, mas você conferiu? Está tudo certo?

– Tá, tá, está perfeito, Bem melhor que eu esperava.

Se você não insistir e mandar bala no serviço, existe uma grande chance que dê alguma coisa errado. Porque? Porque a sua arte é uma Megan Fox toda produzida e com vestidinho curto e ele está louquinho pra passar a noite com ela, o cliente está deslumbrado.

E o que vai acontecer quando o cliente pegar o impresso final, alguns dias depois? A primeira coisa que o cliente vai fazer quando pegar a arte na mão é ler o impresso todo novamente (e isso acontece sempre). E é aí que o cliente vai falar:

– Ei, tem um negócio errado aqui!

Agora eu pergunto: porque é que na primeira vez o cliente não reparou no erro e agora ele reparou? Porque agora, ele está na segunda fase. Ele já dormiu com a Megan Fox, está no dia seguinte, onde você vai descobrir que ela tem estrias e celulite.

Traduzindo: antes ele estava empolgado para pegar o impresso, agora ele já está com o impresso na mão. E agora, como o deslumbramento passou, ele vai se atentar aos detalhes.

Então, o que nós temos que fazer é: insistir com o cliente, para ele prestar atenção nos detalhes. A arte está linda? Obrigado! Mas você conferiu tudo?

Sempre que o cliente assina uma prova eu falo uma frase meio no tom de brincadeira, mas já puxando a orelha dele:

– Está aprovado mesmo? Você conferiu tudo certinho? Textos, nomes, endereço, telefone, email? Veja bem, hein? Depois que rodou não dá para mudar mais!

E, experiência própria, na maioria das vezes (maioria mesmo) quando o cliente ouve isso, ele corre lá no endereço e telefone, olha com atenção e fala:

– Puxa vida rapaz, se você não fala, ia passar batido. O telefone está errado, dá pra trocar?

Então, nosso dever como profissionais da área gráfica é fazer isso: produzir uma arte linda no estilo Megan Fox para o cliente, mas também avisar:

– Olha meu amigo, ela é linda, mas veja bem se não tem celulite, estrias, chulé e bafo. Olhe bem!

Veja mais:

Esse artigo faz parte de uma série que escrevi a esse respeito. Vale a pena dar uma conferida:

Comentários:

Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Como fazer código de barras Base 39

Como fazer código de barras Base 39

Data: 22 de agosto de 2018

Se você está precisando fazer código de barras Base 39, seja para comandas ou mesmo para algum controle interno, a implementação é muito simples. Está sem tempo? Vá para a parte do artigo “Como implementar”, logo abaixo. Se você está com um tempinho sobrando, talvez queira se divertir um pouco às minhas custas, vendo como...