Você não consegue escapar da responsabilidade de amanhã esquivando-se dela hoje.Abraham Lincoln

Responsabilidade de quem?

Aprovação - TV

Continuando no nosso tema de aprovação, vamos tratar agora da questão da sua responsabilidade e da responsabilidade do cliente.

Antes de começarmos, vamos imaginar uma situação. Quando você compra uma tv numa loja, a loja tem a responsabilidade de entregar o objeto funcionando para você. Algumas lojas até abrem o produto na sua frente e ligam para ver se está funcionando antes de você levar pra casa.

A partir do momento que você retirou o objeto da loja, a responsabilidade passa a ser sua. Então dependendo do problema que acontecer, se estiver dentro da garantia você pode pedir que arrumem, mas se o problema não for coberto pela garantia, é sua responsabilidade resolver o problema.

Vamos supor que seu filho de 3 anos jogou um cinzeiro na televisão e quebrou a tela. Nem adianta você apelar para a garantia, porque ela não vai cobrir isso. Agora se sua televisão tem uma entrada usb mas não está reconhecendo o pen-drive, você pode acionar a autorizada e pedir o reparo, ou até mesmo a troca do produto se for o caso.

Com esses exemplos em mente, nós vimos que existem responsabilidades que são nossas e responsabilidades que são da loja.

Trazendo esse exemplo para nossa realidade, existem responsabilidades que são nossas e responsabilidades que são do cliente.

Nossas responsabilidades

Aprovação - Responsabilidades

Vamos pegar as nossas responsabilidades: é nossa obrigação ver se a arte está na medida, se as imagens estão na resolução correta, se está tudo em CMYK, se a arte está com sangria, se está com margem de segurança e não tem nada muito perto da margem, se as cores estão corretas, se não tem texto com preto em rgb ou nas 4 cores, se as dobras estão certas… enfim, são vários detalhes para observarmos. Então, dentro dessas responsabilidades, se alguma coisa der errado, a responsabilidade é nossa por não termos visto.

Vamos supor por exemplo que você não reparou que a imagem ou logo estava em baixa e quando rodou o impresso ela saiu toda serrilhada. A responsabilidade é sua, não é do cliente, porque nem sempre o cliente entende de resolução. E não é porque o cliente mandou uma foto no seu email que você vai usar aquela imagem. Se ela está ruim você tem o dever de avisá-lo e somente com o cliente ciente de que vai ficar ruim, mas com a autorização dele você vai liberar o trabalho com a imagem ruim.

Agora, vamos ver um outro lado. A não ser que você seja uma agência, onde existe uma pessoa responsável pela redação e correção dos textos, você não precisa se preocupar com as informações. Em uma agência, tem uma pessoa que cuida somente dessa parte: ela vai elaborar os textos, vai fazer as correções e vai fazer a aprovação com o cliente. Então ela é responsável pelos textos e informações.

Agora, se você foi contratado para desenvolver a arte, lembre-se que os textos e informações que estiverem no material não são sua responsabilidade. Nós já temos muitas coisas com que nos preocupar, então deixe a conferência com o cliente.

Responsabilidade do cliente

Aprovação - Cliente

Vamos supor que eu esteja fazendo um folder sobre peças de motor. Eu não tenho obrigação de conhecer as peças. O cliente sim, já que o produto é dele e ele trabalha com isso.

Obviamente, você deve deixar isso bem claro para o cliente olha, eu não faço correção de textos e informações, então a conferência é sua responsabilidade. É aquela velha história: o combinado não é caro. Se desde o princípio o cliente está sabendo que a conferência dos dados é por conta dele, não temos com o que nos preocupar.

Óbvio, que se você ver alguma coisa gritante e que você tem certeza, avise o cliente e pergunte se pode corrigir, mas via de regra, empurre essa responsabilidade para o cliente e deixe-o bem ciente que a conferência dos textos é informações é por conta dele.

Caso o cliente peça para você conferir o português, minha sugestão é que você não faça isso, mas procure outra pessoa para fazer isso por você. Com certeza você deve conhecer algum professor, alguém que entenda bem de português (inglês ou espanhol se for o caso) e que poderia estar fazendo essa correção. Deixe o cliente ciente que essa correção terá um custo e acerte com a pessoa o valor que ela irá cobrar.

Em alguns casos, um livro que você esteja editando por exemplo, vale a pena contratar alguém para fazer uma revisão. Porque? Pelo simples fato de que se você está vendo uma coisa direto, pode acontecer de ela estar com um erro, mas você não perceber, por conta do hábito.

Exemplo: vamos supor que seu cliente tenha uma lanchonete e ele sabe de cor que para fazer um suco vai precisar de 5 maças, 2 peras e 5 laranjas. Ele já sabe isso de cabeça, então, digamos que esteja escrito 5 maças, 2 petas e 5 laranjas ele vai ler o conjunto todo e pode nem perceber que está escrito 2 petas (um erro básico, já que o R está ao lado do T no teclado). O erro vai passar batido por ele por força do hábito.

Para evitar esse tipo de erro, você pode sugerir para o cliente entregar para outra pessoa ler. Um amigo, um cliente que sempre vai lá, a esposa, o vizinho, não importa, mas alguém que não tenha nada a ver com o material, que estará lendo de preferencia pela primeira vez, o que será uma leitura mais atenta e cuidadosa, já que é a primeira vez que a pessoa está vendo.

Após a arte ter passado no crivo da sua responsabilidade e o cliente afirmar que as informações estão corretas, a única coisa que você tem que fazer é tirar uma prova e pedir para ele assinar.

Então, repita 30 vezes comigo: textos e informações são de responsabilidade do cliente, textos e informações são de responsabilidade do cliente…

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