A dignidade pessoal e a honra, não podem ser protegidas por outros, devem ser zeladas pelo indivíduo em particular. Mahatma Gandhi

Porque fazer prova?

Aprovação - Prova

Hoje vou falar de aprovação de arte. Para quem nunca ouviu falar disso, nós costumamos dizer na área gráfica que vamos fazer um boneco ou mockup.

Eu já ouvi até o termo boneca. Em silk-screen eles chamam de bandeira. Mas a idéia é a mesma, você vai fazer uma prévia do material para o cliente aprovar antes de rodar o material.

É aquela coisa básica: o cliente está pagando, então quer ser bem atendido. Vou dar um exemplo: eu amo cebola, mas tem gente não gosta e quando vai no McDonalds, quer o lanche sem cebola (eu acho que dá um toque todo especial ao lanche de lá). E se o lanche vem com cebola, a pessoa vai reclamar, porque ela está pagando e o lanche veio errado. Na gráfica é a mesma coisa, a diferença é que não é um lanche, mas um monte de impressos e geralmente o valor é bem maior que um bigmac.

Então, primeira pergunta: porque fazer uma prova?

Contratos antigamente

Aprovação - Clint - Barba

Antes de responder essa pergunta, deixa eu contar uma história. O meu pai era 58 anos mais velho que eu, uma diferença bem grande. Basta dizer que ele nasceu em 1916 e quando eu era pequeno e ele me levava na escola, quem não sabia que ele era meu pai perguntava ele é seu avô?

Porque estou falando do meu pai? Porque ele me contava que antigamente, na época em que ele era jovem as pessoas não faziam contrato. Até existia o contrato de papel, mas naquela época as pessoas tinham honra, tinham palavra e se importavam com isso.

Então se você falasse que você iria fazer uma coisa, você honrava a sua palavra. E para fechar o negócio, como naquela época todos usavam barba, os homens arrancavam um fio da barba como forma de dizer eu sou um homem e dou minha palavra.

Meu pai disse que uma vez o meu avô fez negócio com um cara e ele não cumpriu o prometido. O que meu vô fez? Na frente de todo mundo, ele grudou na barba do cara e puxou com toda força, arrancando um punhado de barba do cara, enquanto dizia você não é um homem de palavra.

Para quem assistiu a novela Império, talvez não tenham notado que nos últimos episódios, teve uma cena em que o comendador fez isso, ele arrancou um fio da barba dele e entregou para a mulher que tinha sido esposa do filho dele e disse tá aqui minha garantia.

Exija a prova assinada

Aprovação - Assinatura

E nos dias hoje? Hoje em dia, mesmo com contrato assinado, mesmo colocando a assinatura num pedaço de papel algumas pessoas não cumprem o prometido. Basta ver que quando você compra no cartão de crédito você sempre assina um papelzinho. Aquilo lá deveria ser a sua garantia de que irá pagar o que deve. Agora, atire a primeira pedra quem nunca ficou devendo para o banco! 🙂

Então, vamos voltar para nosso assunto: a aprovação. A aprovação existe para que você tenha uma garantia do cliente de que ele está concordando com o material que será impresso. Obviamente, o cliente não está assinando um contrato, mas é algo que vai te salvar se algo der errado.

Eu não sei vocês, mas eu sou muito esquecido, não lembro o que comi há dois dias, que dirá o que conversei com o cliente há 2 semanas ou 1 mês atrás. Se o cliente bater o pé e disser: olha eu pedi para você alterar esse número de telefone, como eu vou me lembrar?

A prova garante que você fez tudo o que o cliente pediu e que o cliente está de acordo também. A prova está com a assinatura dele, então se ele virar e falar está errado você vai ter como questionar e falar olha, na prova que você assinou já estava assim.

A prova assinada não precisa ser colorida, geralmente é o cliente que quer ver colorido para ter noção de como vai ficar. Para nós, basta uma prova preto e branco mesmo, mas que seja possível ler as informações e o cliente conferir se está tudo certo.

Na impossibilidade do cliente assinar uma prova física, pode ser um e-mail, você manda a arte em pdf ou jpg, o cliente confere e responde Ok! Aprovado. Simples assim, sem problemas.

Hoje em dia, podemos até usar o Whatsapp. Você pode por exemplo, enviar o arquivo para seu celular ou bater uma foto da sua tela e enviar para o cliente ver no celular. Se ele responder Ok, você já tem uma aprovação. Só tome cuidado para garantir que se mandar uma foto ela esteja bem nítida.

De posse dessa confirmação do cliente, você tem segurança para produzir o material. E no caso de algo der errado e o cliente reclamar ah, mas está errado tal coisa, você confere com a aprovação do cliente (seja impressa, por e-mail ou whatsapp) e caso o erro questionado pelo cliente estiver lá, você tem o respaldo da assinatura ou da aprovação dele.

Isso basta?

Aprovação - Clientes

Geralmente, quando você fala olha, na prova que você assinou já estava assim ou no email que eu te passei já estava assim, isso basta para o cliente aceitar que o erro passou batido por ele. Mas pode acontecer de alguns clientes ainda tentarem reclamar.

Uma amiga minha que também trabalhava em uma gráfica contou que uma vez fez um cartão de visitas, o cara assinou a prova e quando foi pegar o cartão, começou a reclamar que o telefone estava errado. Minha amiga estava tentando explicar que ele tinha assinado, mas o cara insistindo que estava errado e que queria que concertassem e refizessem o cartão novamente.

A chefe dela veio: senhor, veja bem, a prova está assinada, o senhor conferiu e assinou, a gente já entrega a prova justamente para os clientes conferirem. E o cara soltou a pérola mas eu não vi que estava errado. A chefe dela perdeu a paciência e falou como o senhor não viu? o senhor assinou! como é que o senhor assina uma coisa sem ler? o senhor faz isso com cheque também? assina e não olha o valor que está assinando?. Quebrou o cara né?

Então, se você ainda não tem esse costume, comece a fazer isso: faça uma prova e dê para seu cliente assinar. Isso pode salvar sua pele!

Veja mais:

Esse artigo faz parte de uma série que escrevi a esse respeito. Vale a pena dar uma conferida:

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