Um casamento tem muitos detalhes para você pensar. E o convite deve ser algo especial.

Preparando seu casamento

Convite de Casamento

O grande momento finalmente chegou. Você conheceu uma pessoa especial, o romance foi evoluindo e agora você quer passar o resto da sua vida junto dessa pessoa.

Então começam os preparativos: a casa, os móveis, a viagem de lua de mel, o salão, a decoração, o buffet, os músicos, o DJ, o vestido… São tantos detalhes que você sente que precisa de mais tempo para resolver tudo.

Preparar um casamento é algo cansativo, mas também especial. Você fica meses preparando tudo e quando o grande dia chegar, tenha certeza, vai passar como um furacão. Quando você menos esperar estará em sua casa, ao lado da pessoa amada e pronto para embarcar no primeiro dia do resto de suas vidas juntos.

Tipos de convites de casamento

Tipos de convites de casamento

Quanto aos convites de casamento, entre tantos modelos, podemos classificá-los em três tipos: os convites prontos, os convites personalizados e os convites não tradicionais.

Convites prontos

Podem ser encontrados em gráficas ou até mesmo pela internet. Você terá um enorme catálogo, com diversos tipos de convites e envelopes. A grande vantagem desses convites é ser possível ter um convite com vários tipos de acabamento por um preço relativamente acessível. Esses acabamentos podem ser facas especiais (bordas trabalhadas, recortes diferentes, envelopes personalizados), alto relevo (bordas em relevo nos convites) e hot-stamp (detalhes metalizados, geralmente em prata e ouro). A grande vantagem desses convites é que o custo-benefício por esses tipos de acabamento acaba saindo bem em conta. Você escolhe o convite, compra a quantidade desejada, monta a arte em cima do modelo do convite e pronto.

Convites personalizados

Semelhante aos convites prontos, os convites personalizados podem conter inúmeros tipos de acabamento. A grande diferença aqui é que você terá que arcar com os custos pelo acabamento desejado. Exemplo: imagine que você queira fazer as iniciais de vocês em hot-stamp ou em alto relevo (relevo seco). Você terá que pagar por esse acabamento a mais. A grande vantagem é que o seu convite pode ser personalizado da forma que você desejar. Hoje em dia é bastante comum os convites trabalharem com laminação fosca e verniz reserva, o que confere um toque muito bonito aos convites. A grande vantagem é poder utilizar vários tipos de acabamentos e o tamanho do convite pode ser altamente personalizável.

Convites não tradicionais

São convites bem diferentes dos que costumamos ver. Podem ser em formato de uma caixinha de papel ou uma caixa de madeira, com os dados na parte de dentro, debaixo de pétalas de rosas. Ou pode ser um quebra-cabeça, que fará com que seus convidados tenham que juntar as peças para lerem as informações do convite. Aqui, não existe limite para a sua imaginação, desde que você possa pagar por isso.

Papel, Acabamento e Cores

Papel, Acabamento e Cores

Quando falamos em convite de casamento, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é a cor. Via de regra, sempre a cor do convite tem a ver com a decoração. Assim, uma decoração do salão em tons de rosa geralmente irá produzir um convite nesse tom. Alguns convites acabam fugindo, mas geralmente o convite tem pelo menos um detalhe na cor da decoração.

Às vezes o tipo do papel também pode ser influenciado. Se a decoração é preto e prata, por exemplo, você pode ter um convite com fundo preto e os escritos em prata, ou um papel prateado com as letras pretas.

Falando especificamente do tipo de papel, você precisar saber que quanto maior a gramatura (espessura) do papel, mais caro o convite será. Papeis especiais também costumam influenciar no preço. Para não ter tanta alteração no preço, você pode optar pelo básico. Um convite em papel couche pode ficar lindo se você souber trabalhar bem nele.

Quanto ao acabamento, você pode trabalhar com laminação fosca, verniz reserva, hot-stamp e, se você puder ou quiser gastar, pode até mesmo optar por um corte especial.

Geralmente os convites costumam ser impressos em uma gráfica, pelo processo off-set, mas você também pode fazer o seu convite em silk-screen. Se feito com cuidado, o convite ficará lindo e ainda terá um certo relevo por conta do silk.

A escolha das cores

A escolha das cores

Muitas pessoas costumam dizer meu convite é em três cores: preto, branco e rosa. Detalhe: a não ser que o papel que você esteja trabalhando já seja colorido, via de regra o papel é branco. Ou seja, o branco já é o papel, então você fica com duas cores: preto e rosa.

E se o seu convite for vermelho com letras brancas? Nesse caso, a impressão irá preencher o fundo, pintando-o de vermelho, deixando as letras vazadas em branco. Você também pode optar por um papel vermelho, é verdade, mas nesse caso não conseguirá as letras brancas. Nesse caso, você poderá imprimir em preto ou em prata.

Se você tiver acesso a uma amostra da decoração, você pode (e deve) levá-la para auxiliar na criação do seu convite. Tendo a amostra em mãos, você pode solicitar à gráfica uma tabela pantone e se aproximar bastante do tom da decoração.

Se você quiser fotos coloridas seu convite obrigatoriamente será em CMYK. Nesse caso, a combinação de cian, magenta, amarelo e preto irá permitir a impressão de fotos coloridas, além dos outros tons. Mas a gama de cores que o CMYK abrange não se compara com as cores que você obtém em uma tabela pantone. Cores como prata e ouro, por exemplo, também são bem diferentes se você imprimi-las em CMYK.

Em alguns casos, uma boa pedida é fazer seu convite com duas cores. Digamos, por exemplo, que sua decoração será erem verde e branco. Por experiência própria, você poderá fazer seu convite em preto e verde. Mas eu não quero preto. Vai por mim… fazendo o convite em preto e verde você consegue misturar essas duas cores e terá um efeito muito bonito, semelhante ao chamado sépia, o que garantirá fotos bem mais bonitas.

Convites com ou sem envelope?

Convites com ou sem envelope?

Essa é uma grande questão. Muitas pessoas gostam da ideia do envelope, até mesmo pelo fato de você precisar escrever o nome dos convidados no envelope. Mas, em alguns casos, um envelope é totalmente desnecessário. Alguns convites podem ter uma simulação de envelope, que cria um efeito visual muito bonito e o preço é bem mais acessível.

Os envelopes também podem ser em formato de luva. Nesse caso, você pode, por exemplo, fazer um convite mais fino e não necessariamente fazer o convite com dobra.

Confirmar presença x Convitinhos individuais

Confirmar presença x Convitinhos individuais

Quando se fala de casamento, geralmente pensamos em festa. E a não ser que você faça parte de um grupo seleto de pessoas sortudas, você terá uma longa lista de convidados e terá que realizar alguns cortes, adequando sua lista ao que você conseguirá pagar no Buffet.

Aqui entra em cena uma grande preocupação também. Afinal de contas, você está tendo inúmeros gastos e não quer que apareça um bicão (ou vários) que você nem conhece.

Algumas pessoas costumam colocar uma solicitação de confirmar presença. Por experiência, isso não funciona muito bem, não apenas porque a maioria dos convidados não irá confirmar, como é impensável que você não deixe sua querida tia-avó que veio do outro estado apenas para o seu casamento entrar na festa porque ela não confirmou a presença, correto?

Uma coisa que é muito mais interessante é você colocar um convitinho pequenininho com os dizeres Convite Individual – Indispensável a apresentação deste. Você poderá prender esses convitinhos no seu convite usando um clips pequenininho e pronto. Isso geralmente é até pedido pelo Buffet, para eles terem um controle de quantas pessoas entraram na festa.

No meu casamento, por exemplo, apareceram algumas pessoas que não conhecíamos. Mas nem posso considerar como bicões… porque trabalharam na forma de uma substituição. Assim, o pai de uma amiga que estava indisposto não foi ao casamento, mas cedeu o convite para uma amiga da filha etc. No fim das contas, não tivemos problemas com a quantidade.

Uma abordagem que um casal de amigos também fez foi convidar as pessoas para o casamento, mas não falar que teria festa. Terminando a cerimônia, eles pegaram o microfone e anunciaram que ofereceriam uma recepção para os convidados. Foi uma maneira de gastarem menos e, ao mesmo tempo, garantir que estariam na festa aquelas pessoas que realmente se importavam com eles e foram assistir a cerimônia.

Essa abordagem é boa no quesito dinheiro, já que você vai gastar bem menos com a festa. Mas, como diz um amigo meu, em se tratando de casamento, o investimento que você faz na festa, você tem em retorno com presentes. Além do que é o seu casamento! É um momento especial para passar com as pessoas que você ama e que ficará eternizado para sempre.

Comentários:

Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Como fazer código de barras Base 39

Como fazer código de barras Base 39

Data: 22 de agosto de 2018

Se você está precisando fazer código de barras Base 39, seja para comandas ou mesmo para algum controle interno, a implementação é muito simples. Está sem tempo? Vá para a parte do artigo “Como implementar”, logo abaixo. Se você está com um tempinho sobrando, talvez queira se divertir um pouco às minhas custas, vendo como...