Vamos continuar falando aqui como criar posts no Facebook que parecem profissionais. Nesse post vamos abordar a questão das margens.

Deixe sua arte respirar

É incrível como um pequeno detalhe pode alterar completamente a visão que temos de um arte. Assim, o simples fato de respeitar uma margem na sua arte vai fazer com que sua arte fique muito mais limpa e fácil de ler.

Muitas pessoas caem no erro de querer aproveitar cada espacinho disponível. Mas se esquecem que se algo for dificil ou ruim de ler, existe uma grande chance de que a pessoa desista.

Para você gravar bem esse conceito, eu gostaria que você fizesse um pequeno exercicio: prenda a respiração e veja quantos segundos você consegue ficar sem respirar. Para contabilizar, use seu celular, ou então conte mentalmente, mas com o numero 1000 na frente: 1000 e 1, 1000 e 2, 1000 e 3…

Faça esse teste agora!

Se você fez o teste, parabéns! Pode parecer um exercicio bobo, mas as coisas importantes da vida e os grandes ensinamentos vêm das maneiras mais inusitadas. Garanto que se você fez o exercicio, nunca mais vai esquecer esse conceito: “assim como você precisa respirar, sua arte também precisa”.

Portanto, lembre-se de deixar uma margem em volta da arte e se possivel, deixar alguns espaços dentro da arte também. Isso vai tornar a arte mais agradável e facilitar a leitura.

Compare as duas imagens abaixo:

Anuncio Ramen 2
Anúncio Ramen 1

Qual delas teve uma leitura mais agradável e você conseguiu ler mais rápido? Veja que a informação é a mesma, mas conseguimos ler de forma muito mas rápida e entender a mensagem que foi passada, simplesmente trabalhando as margens!

Dica bônus: margem em impressos

Caso você precise trabalhar com folhetos ou materiais impressos, essa regra deve ser levada ainda mais em conta, já que é obrigatório vc trabalhar com margem ou corre o risco de ter informação cortada.

A maioria das gráficas trabalham com uma margem de 5mm para artes pequenas (cartão, folheto pequeno) e 1cm para artes maiores (1 página, jornal, revista, cartazes).

Quando for solicitar para alguém desenvolver a arte, lembre-se de questionar também a respeito da “sangria”. A sangria é quando você aumenta as imagens e fundo do seu impresso para ficar com um acabamento perfeito. Assim não precisam cortar um pouquinho para dentro, nem ficar com um fiozinho branco em volta.

* * *

Esse post faz parte de uma série:

Como criar posts no Facebook que parecem profissionais – Parte 1
Como criar posts no Facebook que parecem profissionais – Parte 2
Como criar posts no Facebook que parecem profissionais – Parte 3
Como criar posts no Facebook que parecem profissionais – Parte 4

Comentários:

Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Como fazer código de barras Base 39

Como fazer código de barras Base 39

Data: 22 de agosto de 2018

Se você está precisando fazer código de barras Base 39, seja para comandas ou mesmo para algum controle interno, a implementação é muito simples. Está sem tempo? Vá para a parte do artigo “Como implementar”, logo abaixo. Se você está com um tempinho sobrando, talvez queira se divertir um pouco às minhas custas, vendo como...