Nesse post vamos aprender mais sobre como você pode criar um bom anúncio ou post no facebook, trabalhando corretamente com as cores e as margens.

Quais cores devo usar?

Cada pessoa tem sua cor favorita. Isso depende do gosto de cada um e é algo que vamos desenvolvendo ao longo da vida.

Mesmo sem perceber, estamos cercados de cores: as roupas que vestimos, os objetos, a nossa casa…

Muitas vezes não percebemos que as cores transmitem sensações. Isso está relacionado com nossa cultura e as experiências que vivemos. Mas existe um senso comum sobre as sensações que cada cor transmite.

Assim, antes de lançar um produto no mercado, as agências de publicidade realizam estudos para escolher a cor perfeita. Ou você acha que a Coca-cola e o McDonalds usam vermelho apenas por uma simples coincidência?

Mas vamos pensar em nós mesmos por enquanto. Quando você pensa em azul, quais são as lembranças e sentimentos que vêm a sua mente? Com certeza você deve associar com o céu, o mar, água, gelo, frio… E quando você pensa no verde? Árvores, natureza, frescor, cheiro de limpeza…

Temos também a questão cultural. Se pegarmos por exemplo a cor branca. Enquanto para os japoneses ela representa luto, para nós ocidentais ela representa paz e a pureza. Vide as noivas que casam de branco.

Enquanto isso, lá na China as noivas casam de vermelho. E aqui para nós, a cor do luto é o preto. Viu como uma mesma cor é vista com olhos diferentes dependendo da cultura do povo?

Assim, já que as cores transmitem uma mensagem, é importante que você escolha bem as cores antes de usá-las.

Você não vai sair por aí usando rosa ou azul apenas porque é a sua cor preferida. A questão aqui não é “a cor que você gosta”, mas “a cor mais indicada” para a mensagem que você quer transmitir. Isso tem um grande impacto para você conseguir fazer um post profissional no facebook.

A sensação de cada cor

É importante observar também que alterando um pouco o tom de uma mesma cor ela pode transmitir uma outra sensação.

Observe as cores abaixo e pense na sensação que cada cor traz a sua mente. Não se preocupe em certo ou errado, apenas observe cada cor e pense a respeito.

A sensação das cores - 1

Agora, observe as cores abaixo, que tiveram alguns tons levemente alterados. Veja que em alguns casos a cor transmite uma outra sensação.

A sensação das cores - 2

Por isso que é realizado um estudo antes de se lançar um produto para desenvolver um logotipo e embalagem que seja agradável e transmita a mensagem correta.

As cores não são escolhidas por acaso

Apenas para ilustrar, basta dizer que a margarina é originalmente branca. Mas como antigamente as pessoas não consumiam margarina, o que eles fizeram foi acrescentar um corante amarelo, de forma que a margarina ficasse mais parecida com a cor da manteiga.

E pronto: a mágica aconteceu. As pessoas passaram a consumir margarina. E eles não alteraram nada no sabor nem textura. Simplesmente adicionaram um pouquinho de cor, mas com isso as pessoas começaram a achar a margarina parecida com a manteiga.

Isso pode parecer absurdo, mas esses dias atrás estava conversando com um amigo que disse que não gostou do saber da Coca-Cola com o rótulo dourado, dizendo que estava diferente.

Abaixo coloco algumas referências de cores e das sensações que elas trazem (livro Psicodinâmica das cores):

Branco: limpeza, bem, paz, inocência, harmonia, divindade;

Preto: mal, tristeza, noite, sofisticação, requinte, nobreza, elegância;

Cinza: tédio, tristeza, seriedade, sabedoria, neutralidade;

Prata: luxo, dinheiro, sofisticação, tecnologia, modernidade, requinte;

Vermelho: força, coragem, esplendor, paixão, sensualidade, calor;

Laranja: desejo, luminosidade, euforia, energia, alegria, advertência;

Amarelo: conforto, alerta, inveja, ódio, adolescência, euforia;

Verde: saúde, abundância, natureza, esperança, serenidade;

Azul: espaço, verdade, afeto, infinito, amizade, águas tranquilas;

Roxo: fantasia, mistério, eletricidade, misticismo, espiritualidade;

Rosa: encanto, inocência, feminino, suavidade, infância;

Salmão/Pêssego: positividade, doçura, aveludado.

Os tipos de letras (fontes)

As letras também influenciam na forma como as pessoas visualizam sua arte. Assim como as cores, muitas pessoas acabam se identificando com certas letras.

Eu trabalho há mais de 20 anos na área gráfica e já vi muitas noivas acharem uma letra linda, enquanto outras acham feia.

Mas o pior são aquelas pessoas que adotam uma letra e sempre utilizam ela, em todos os seus trabalhos. Eu não estou querendo dizer que você deve mudar de letra a cada anúncio, mesmo porque seguir um padrão de arte é importante.

O que estou querendo dizer é que você deve analisar se a letra em questão combina com o tipo de arte que você está produzindo. Como um exemplo, temos muitas pessoas que adoram a Comic Sans e trabalham apenas com ela, mas não se tocam da mensagem que a letra passa.

Para você ter uma idéia, assim como você fez com as cores, peço que observe as fontes abaixo. Veja qual é a sensação que elas passam e quais letras são mais fáceis de ler:

Tipos de Fontes

Você deve ter notado que algumas letras são bem fáceis de ler, enquanto em outras você tem que prestar bastante atenção. Se você estiver curioso sobre o texto, ele é um remendo do texto “O corvo” de Edgard Alan Poe.

Quanto a velocidade de leitura, você deve ter notado que algumas letras são mais fáceis de ler. As letras são classificadas basicamente de duas formas, letras com serifa e sem serifa:

Letras com Serifa e sem Serifa

As letras sem serifa tem a mesma largura, com muito poucas variações. São letras que você consegue ler facilmente e de maneira bem rápida.

As letras com serifa tem larguras diferentes e alguns enfeites (serifa), que tornam a letra mais bonita, mas em alguns casos influenciam muito na leitura da fonte.

Veja que os estilos das fontes também trazem sensações diferentes. As letras góticas ficam ótimas em convites, mas são muito pesadas para um convite de casamento, por exemplo.

A etiqueta da internet diz que você não deve escrever um texto todo em MAÍSCULA, porque isso significa que você está gritando. Mas vou um passo além. Leia o texto abaixo e perceba qual dos dois é mais fácil de ler:

“MARKETING É UMA GUERRA MENTAL. SÃO AS IDÉIAS QUE ESTÃO NA CABEÇA DAS PESSOAS QUE DETERMINAM SE UM PRODUTO TERÁ SUCESSO OU NÃO.” (Al Ries)

“Marketing é uma guerra mental. São as idéias que estão na cabeça das pessoas que determinam se um produto terá sucesso ou não.” (Al Ries)

Notou a diferença? Um texto todo em maísculo é bem mais difícil de ler, além da leitura ser mais devagar. Portanto, torne a vida dos seus leitores mais fácil!

Como última dica na questão das fontes, quando for desenvolver seu post profissional no facebook, lembre-se de usar no máximo 2 variações e apenas se houver necessidade. Com isso você tornará sua arte bem simples e fácil de entender.

* * *

Esse post faz parte de uma série:

Como criar posts no Facebook que parecem profissionais – Parte 1
Como criar posts no Facebook que parecem profissionais – Parte 2
Como criar posts no Facebook que parecem profissionais – Parte 3
Como criar posts no Facebook que parecem profissionais – Parte 4

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