Seus posts e anúncios no facebook não tem qualidade? Seus posts de facebook são feios? Você não tem dinheiro para contratar um profissional para fazer suas artes?

Parece que suas artes foram feitos por seu sobrinho ou filho de 13 anos? Ou realmente foram eles que fizeram uma arte para você?

Se você se identificou com as frases acima, saiba que não está sozinho.

Muitas pessoas quando começam seu negócio e resolvem anunciar no Facebook não podem contratar alguém para desenvolver as artes, de forma que elas mesmas acabam assumindo essa tarefa.

Ou pedem para alguém fazer e como resultado, o anúncio não fica assim “uma brastemp”, acaba ganhando uma nota “tá bom” e você acaba fazendo do jeito que está, mesmo que não goste.

Aqui temos dois problema sérios:
1) A pessoa que está fazendo não consegue fazer melhor ou exatamente aquilo que você gostaria
2) Você acaba aceitando como ficou, porque não quer abusar de que fez
3) Como está com pressa, você resolve começar logo mesmo com sua arte sendo feia

É a mesma coisa que você tentar fazer Coca-cola na sua casa ou comprar um versão de refrigerante genérico sabor cola. Não é a mesma coisa! E você sabe disso.

Competir com grandes empresas

Você sabe qual a diferença entre uma grande empresa e alguém sozinho na internet?

Num primeiro momento, nenhuma. Na internet todos competem de igual pra igual. Seja você uma empresa internacional ou alguém fazendo a primeira venda, não tem como distinguir.

Então, se num primeiro momento não existe essa diferença, uma empresa pequena ou alguém que está começando agora tem a mesma chance de sucesso.

Mas, num segundo momento, você nota que as grandes empresas se destacam no profissionalismo, na forma omo eles divulgam seus produtos e serviços.

Pode até ser que os produtos não sejam assim tão bons e que a qualidade dos serviços fiquem a desejar. Mas a apresentação é na maioria das vezes excelente.

Assim, você tem apenas uma chance de atrair a atenção do seu público. Mas e se o visual do seu anúncio não passar confiança ou seriedade?

Não ter dinheiro não é desculpa

Muitas pessoas nem chegam a procurar um profissional, pois acham que vão pagar um valor bem alto para ter um logotipo e algumas artes para divulgação.

Lógico que se você quiser um logotipo profissional, com direito a estudo de marca, criação de várias peças publicitárias e elaboração de um manual de identidade visual você vai pagar caro.

Mas para você ter um logo e uma arte de divulgação minimamente usável você não precisa gastar muito. Existem gráficas rápidas ou profissionais que você pode contratar pela internet que podem desenvolver um logo simples, mas mesmo assim bom o suficiente para passar credibilidade para quem acessar seus conteúdos.

Além disso, o preço que você vai pagar por “não pagar por uma arte profissional” é bem alto.
Seu negócio deve passar credibilidade

Imagine entrar em um supermercado e descobrir que os produtos estão todos misturados: o arroz está do lado do sabão em pó, que está do lado do queijo e colocaram sacos de areia para gato em cima das caixas de leite.

Você compraria algo para comer em um supermercado assim? E se comprasse, estaria plenamente confiante de que está tudo bem com o produto?

Da mesma forma, você confiaria em alguém cujo site ou anúncio parecem que foram feitos de qualquer jeito? Imagine um site todo desconfigurado, com imagens distorcidas e mensagens informando que tem um erro no site. Você confiaria em um site assim?

Por outro lado, quando você entra em um supermercado, o mínimo que você espera é que as coisas sigam um certo padrão. Produtos de limpeza de um lado, grãos de outro, bebidas do outro etc.

A mesma regra é aplicada para um site ou anúncio: quando você entra em um site seu cérebro vai se adaptar para tentar entender como navegar no site. Da mesma forma, você olha para um anúncio e percebe quando ele foi bem feito.

Você deve passar credibilidade, de tal forma que as pessoas não fiquem em dúvida se você é uma empresa grande ou pequena, se está há anos no mercado ou se começou no mês passado.

Dicas para criar posts e anúncios bonitos no facebook

Pensando nisso, separei algumas dicas de design para você ter um ponto de partida na hora de montar suas artes.

Meu objetivo não é ensinar você “como criar um anúncio no facebook”, mas sim como tornar seu anúncio com uma aparência mais profissional.

Com base nessas regras, você terá uma melhor noção de layout e isso já será suficiente para você dar um salto em qualidade com seus anúncios ou posts.

Claro que isso não impede que você contrate um profissional para criar seu logotipo ou mesmo desenvolver suas artes. Aliás eu recomendo isso: se puder, contrate um profissional.

A minha proposta é guiar você por alguns conceitos básicos, de forma que você desenvolva seu senso crítico e tenha um mínimo de bom senso.

Mas mesmo que você não coloque a mão na massa, saber as regras de design vai garantir que você saiba onde está pisando e não caia no erro de querer colocar uma vaca dentro da máquina de lavar.

* * *

Esse post faz parte de uma série:

Como criar posts no Facebook que parecem profissionais – Parte 1
Como criar posts no Facebook que parecem profissionais – Parte 2
Como criar posts no Facebook que parecem profissionais – Parte 3
Como criar posts no Facebook que parecem profissionais – Parte 4

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