Disney: o segredo do sucesso – Tom Connellan

O livro “Nos bastidores da Disney – Os segredos do sucesso da mais poderosa.empresa de diversões do mundo” é um livro contendo 176 páginas, o livro é de fácil leitura e traz um texto bem agradável, além de ser muito interessante.

A Disneyworld é uma grande empresa, sonho de consumo de pessoas no mundo todo. Quem nunca teve vontade de ir para a Disney e encontrar seus personagens de infância preferidos e curtir as atrações do parque?

Pensar na Disney é como voltar a ser criança e acreditar na magia, acreditar que sonhar e possível, que fadas, criaturas máginas, dragões e princesas existem.

Mas fora essa questão afetiva com que todos nós olhamos para a Disney, não podemos nos esquecer do que ela realmente é: uma empresa.

Sendo uma empresa, a Disney tem metas e objetivos a serem cumpridos. Cada atração e todoos detalhes que a compõe são pensados de forma a fornecer a melhor experiência possível a seus visitantes.

O sucesso é tão grande que os clientes voltam: os números apontam que 70% dos visitantes retornam. Um negócio altamente lucrativo, já que os clientes retornam porque se sentiram satisfeitos.

Mas de onde vem esse sucesso todo?

O livro mostra alguns dos princípios e da própria cultura da Disney. O sucesso dela não é por acaso: o foco no cliente passa por “7 segredos” que a Disney aplica.

Esses segredos podem ser aprendidos e utilizados por quaisquer empresas, independente da área onde atuam. Ou seja, mesmo que seu negócio não seja da area de entretenimento, ainda assim você vai tirar proveito da leitura.

O livro mostra como trabalhar em equipe e conscientizar seus funcionários da importância que eles tem para a empresa e para os negócios da empresa.

É importante lembrar que muitas empresas sempre cobram resultados dos seus funcionários, mas a Disney aborda esses resultados com um foco diferente.

Se todas as empresas adotassem a metodologia da Disney, com certeza seriamos melhor atendidos aonde quer que fôssemos, independente se estivessemos comprando uma calça numa loja no shopping ou uma coxinha no bar da esquina.

No livro você aprenderá algumas lições de como avaliar a satisfação dos seus clientes e atendê-los bem.

Como você responderia a perguntas ditas idiotas, como “A que horas começa o desfile das três da tarde?”. Perguntas desse tipo, que são óbvias para nós podem não ser para os clientes. E a Disney sabe como tratar essas questões.

Além disso, eles produzem em seus vendedores uma sensação de parceria, de forma que eles se tornam verdadeiramente parte da sua equipe.

Um ponto importante também diz respeito ao treinamento e a bonificação dos colaboradores. A Disney sabe disso e preza por isso, afinal, já imaginou o que sua filha de 7 anos acharia de uma Branca de Neve mal humorada? Ou de um Mickey que não desse bola para as crianças?

É importante esse pensamento, porque muitos donos de empresas olham apenas para seus umbigos, vendo sempre no lucro que vão ter e olhando para seus funcionários como gastos e despesas. Poucas empresas trabalham com a idéia de que funcionários motivados e alegres fazem um trabalho melhor e portanto trarão mais lucro para a empresa.

A Disney trata seus clientes como “convidados” e procura entretê-los da melhor forma possível. Isso é levado a um outro nível, pois todos (sim, todos) são responsáveis por manter os “convidados” felizes e o negócio funcionando.

O livro “Nos bastidores da Disney” aborda ainda alguns detalhes interessantes, como a construção do Magic Kingdon e histórias incríveis de como a Disney realmente pensa e preza pelos detalhes, mesmo que você não perceba que eles estão lá.

Uma das passagens do livro revela por exemplo que um carrossel dourado da Disney é pintado com ouro de verdade. Isso pode parecer um disparete e um grande exagero, afinal hoje em dia temos tintas de qualidade que poderiam fazer o mesmo efeito, correto?

Porém, a Disney faz isso para que seus funcionários tenham a consciência de que os detalhes são importantes. Mesmo que os visitantes nunca tenham o conhecimento de que o carrossel é pintado com ouro, os funcionários sim. E convenhamos, você com certeza vai tratar com muito mais carinho algo de ouro, não é?

A atenção aos detalhes faz com que eles pintem regularmente todas as áreas do parque. E não estamos falando aqui de pinturas anuais, mas “regularmente” mesmo, em termos de dias. Com isso, os “convidados” sempre terão a impressão de que o parque é novo e impecável, o que não deixa de ser verdade.

Todos são responsáveis

Um fato que é contado no livro é um tanto curioso, mas demonstra a questão do engajamento de todos, independente do escalão.

Obviamente em uma empresa cada funcionário tem sua função específica, mas conforme vamos subindo a hierarquia, as pessoas começam a se sentirem cada vez mais importantes.

Você já imaginou por exemplo, um presidente de uma grande empresa parando para pegar um papel caido no chão? Em muitas empresas, apenas subir alguns cargos na hierarquia já garantem que a faxineira será chamada para fazer um serviço que qualquer pessoa poderia fazer.

Na Disney é diferente. Ao passarem por um senhor, eles o veem se abaixar e pegar um papel de sorvete, colocando-o em uma lixeira. Eles estranham a roupa que ele está vestindo e perguntam se ele é responsável pela limpeza e ele diz que sim.

Um grupo de crianças barulhentas atrapalha a pergunta “quantos funcionários responsáveis pela limpeza existem na Disney”? E a resposta obtida levanta dúvidas se a pessoa entendeu errado devido ao barulho, já que o número é gigantesco.

Mais tarde é revelado que esse senhor era na verdade do alto escalão da Disney. E mesmo assim ele cuidava da limpeza, assim como todos lá. Obviamente, a Disney tem pessoas responsáveis pela faxina, mas não vai cair o braço de ninguém ajudar.

Quantas empresas (ou pessoas) você conhece que mereciam ler esse livro apenas por essa história?

Conclusão final

Sem dúvidas o livro Nos bastidores da Disney é uma ótima pedida se você quer alavancar seus negócios e focar na satisfação dos clientes.

Ler esse livro garantirá além do conhecimento, que você saiba várias curiosidades a respeito do parque e da Disney, o que com certeza vai ser um ótimo conhecimento se você tiver a oportunidade de visitar o parque, ou mesmo numa roda de amigos.

Com certeza é uma ótima leitura e que reacenderá nos corações envelhecidos o desejo de se tornarem crianças mais uma vez.

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