Se você está querendo aumentar suas vendas ou iniciar seu negócio na internet, precisa conhecer seu público alvo e muito provavelmente, você deve ter encontrado um termo chamado nicho.

E não estamos falando de nicho de parede, mas sim de nicho de mercado. Mas o que é nicho de mercado e porque você deve saber mais a respeito disso?

Nicho é uma parte específica do público alvo que você quer atingir. É uma fatia de mercado, compostas por pessoas que tem uma certa característica.

Exemplo de nicho de mercado

Vamos imaginar que você tenha uma loja de sapatos. Qual é o seu público, o seu nicho, as pessoas que compram de você? Homens e mulheres, na faixa dos 18 aos 70 anos.

Digamos agora que você tenha uma loja e queira fazer uma promoção de roupas. Você produziu um folheto e vai distribuir para as pessoas que estão passando na rua. Você vai entregar também para os homens? Não. Apenas para as mulheres.

Agora, vamos fechar mais o cerco: qual é o tipo de roupa que você vende? Vamos supor que seja roupas íntimas. Vamos fechar ainda mais: infantil ou adulto?

Digamos que seja o público adulto. Qual é o tipo de roupa íntima que você está vendendo? Digamos que sejam lingeries. Perceba que agora, você tem uma faixa mais estreita de público, que seria em tese: mulheres, na faixa dos 25 aos 40 anos que estejam em um relacionamento.

Isso não quer dizer que mulheres abaixo ou acima dessa faixa de idade não possam comprar, nem que uma mulher que não esteja em um relacionamento não possa comprar. Mas o seu público alvo, a maioria das mulheres que compram seu produto se encaixam nessa faixa.

E agora que você já sabe o tipo de público que quer atingir, fica mais fácil vender. A mesma idéia pode ser usada para qualquer tipo de negócio.

Mas o nicho não limita a quantidade de pessoas?

Sim, o nicho vai limitando cada vez mais o público alvo, mas em contrapartida, você vai se aproximando cada vez mais do público ideal que você quer atingir.

Geralmente quando começamos a pensar em nicho, temos o costume de pensar num grupo de pessoas e imaginamos elas desaparecendo, até que sobre apenas algumas poucas pessoas.

Assim, se imaginarmos o exemplo que dei acima (da lingerie), aplicado a um grupo de digamos, 100 pessoas, vamos chegar a um número bem reduzido de pessoas.

Mas é preciso lembrar que quando falamos de internet, não falamos de grupos de 100 pessoas. Mas de milhares, dezenas de milhares, centenas de milhares.

Pegue a sua cidade por exemplo. Quantas mulheres você acha que compram lingerie? Agora, amplie isso para o seu estado. Veja que o número aumenta muito. Agora imagine isso no Brasil! E isso sem falarmos em mercado mundial.

Mas trabalhar com nicho é bom?

Sim, trabalhar com nichos de mercado vale muito a pena:

* Você consegue focar sua estratégia e comunicação para um público especifico;
* Ao se comunicar melhor com esse público, isso faz com que eles confiem em você;
* Quando o público confia em você, eles estão mais abertos a fazer negócios com você;
* Trabalhando com vários nichos, você consegue atingir a chamada “cauda longa”.

A cauda longa e os nichos de mercado

Eu quero fazer um post específico falando apenas sobre “A cauda longa”, o livro de Chris Anderson. Esse livro é muit bom, um dos livros que mais gostei de ler a respeito de marketing.

Resumidamente, em seu livro, Chris Anderson cunha esse termo “cauda longa”, ao se referir aos grandes mercados de nicho.

Voltando ao nosso exemplo acima, lembra quando eu disse que costumamos imaginar um pequeno grupo que vai diminuindo? Em um primeiro momento, temos a real impressão de que vender para menos pessoas é algo ruim.

Contudo, se você tiver muitos produtos, mesmo que venda uma pouca quantidade de cada um deles, a quantidade de vendas é tão grande que essas poucas vendas se tornam algo muito lucrativo.

Vou explicar melhor. Imagine um supermercado. Quantos rodos, tapetinhos de banheiro, prendedores e esponjas de cozinha vocês acham que eles vendem?

Agora, quem você acha que vende mais? Um mercado vende mais pacotes de arroz ou rodos? É lógico que vendem mais arroz, a quantidade vendida é muito maior, até mesmo pelo fato de você comprar arroz todo mês, enquanto um único rodo dura muitos meses ou até anos.

Mas, se você pegar todos aqueles produtos que eu citei (tapetinhos de banheiro etc) e colocar todos os que eu não citei também mas que você acha que vendem pouco e somar o total de vendas de todos esses produtos juntos, o que acontece?

Como a quantidade de produtos é muito grande, o valor total de vendas se aproxima muito do total de vendas do arroz.

Ou seja: quando você tem muitos produtos, o que chamamos de “cauda longa”, mesmo que cada produto venda pouco, ainda assim o negócio é muito lucrativo.

O mercado de nicho e a cauda longa na internet

Tomando essas informações como base, voltemos agora a analisar o mercado nicho na internet.

Perceba que na internet, mesmo um nicho pequeno, estando na “cauda longa” ainda é um negócio lucrativo.

Pense por exemplo, na quantidade de mulheres casadas, que gostariam de trabalhar com artesanato e ter uma renda extra. Ou na quantidade de homens que gostariam de arrumar uma namorada, ou ainda, a quantidade de pessoas que gostariam de aprender a falar italiano.

Veja que por mais que a nossa volta nós não conhecamos pessoas que se enquadrem nesses casos, elas estão em algum lugar do Brasil ou do mundo, precisando dos nossos produtos ou serviços.

E é aqui que o marketing digital entra, com as ferramentas e técnicas certas você pode atingir esse público em potencial, tornando-os em leads (futuros clientes) e depois em clientes.

Mas trabalhar com nicho serve apenas para vender e atrair clientes?

Não! Trabalhar com nicho serve para atrair as pessoas. Agora, o que você vai fazer com essas pessoas que você vai atrair, vai depender da sua estratégia.

E isso independente do tipo de negócios ou objetivos que você queira alcancar.

Quem tem um negócio ou quer vender pela internet, pode se beneficiar do mercado de nicho e do marketing digital atraindo possíveis compradores para seus produtos ou serviços.

Ou ainda, melhorar sua presença na internet como um todo, de forma a construir autoridade e se posicionar melhor no mercado local. O pensamento é bem simples: em quem você confiaria, numa empresa que é transparente e aparece no mercado ou uma empresa da qual você nunca ouviu falar?

E quem tem objetivos mais específicos, não voltado para negócios?  Aqui também você pode se beneficiar dos nichos e do marketing digital.

Digamos que você participe de uma ONG e gostaria de obter mais ajuda para continuar seu trabalho, divulgar suas ações para o mundo e o quanto você ajuda na vida das pessoas.

Uma ONG que resgata e cuida de animais de rua, poderia realizar campanhas de arrecadação de recursos, adoção de animais ou o seu trabalho de resgate de animais, facilitando o seu trabalho perante a sociedade.

No próximo post desta série, continuarei falando mais sobre nicho e quais ferramentas você pode usar para fazer suas pesquisas de mercado e descobrir o nicho onde vai atuar.

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