Você quer saber como trabalhar com marketing digital? Acredita que isso pode melhorar seus negócios, atrair mais clientes e divulgar sua causa ou negócio?

A maioria das pessoas responde sim a essas perguntas, mas fica confusa de como começar. Afinal são tantas informações,
tantas coisas para fazer e aprender… por onde começar?

Comece pelo básico: crie amigos

Você tem ou já teve um grupo de amigos com o qual se reunia toda semana? Fosse para bater um futebol, uma partida de
videogame ou mesmo fazer um happy hour num barzinho da cidade?

Se você fez ou faz isso durante um certo tempo, acredito que isso deve ter se tornado um hábito quase “sagrado”. Toda semana
você vai ficando ansioso com esse compromisso e quando não pode ir, parece que está faltando alguma coisa.

Essa necessidade se dá por conta de uma coisa: um relacionamento de amizade. Você construiu um relacionamento com seus
amigos durante um certo tempo, de forma que eles passam a ser importantes para você e vice versa.

O bate papo pode até ter algumas divergências, mas na maioria das vezes, o bate papo é muito gostoso. Você passa a confiar
nas palavras dos seus amigos e a ouvir a opinião deles a respeito de alguma coisa.

E hoje em dia, com o Whastapp e Facebook, fica ainda mais fácil continuar esse bate papo. Criamos um grupo para ir
conversando durante a semana, partilhando notícias e aumentando ainda mais essa amizade.

Acredito que você se identificou com essa situação acima, saiba que a proposta do marketing digital é exatamente essa. Você
deve atrair as pessoas para seu negócio de uma forma natural, criando um relacionamento com elas.

Se preocupe primeiro em fazer amigos

Lembra do exemplo acima sobre o grupo de amigos? Qual é o comportamento das pessoas desse grupo? De vez em quando elas olham
o celular, o facebook ou o email para ver se alguém escreveu alguma coisa ou se tem alguma novidade.

As pessoas normais agem dessa forma. Nós conversamos, rimos, partilhamos novidades, fazemos perguntas. E é isso que torna a amizade uma coisa divertida: é uma coisa natural.

Lógico que você sabe no que o seu amigo trabalha e se ele vende alguma coisa. E se você estiver precisando de algo que o seu
amigo vende, nada impede que vocês façam negócios. Mas isso acontece de uma maneira natural.

O grande erro de algumas pessoas é querer vender a qualquer custo. Você já conheceu alguém que de uma hora para outra
começou a vender Herbalife (ou outro produto) e virou um herbachato? Todo dia fica postando imagens dos produtos, falando
das vantagens, dos benefícios…

A pessoa tenta te empurrar o que ela está vendendo a toda hora e o que acontece? Você acaba se afastando dela, porque isso
não é uma coisa legal.

O conteúdo é rei

Você já deve ter ouvido essa frase várias vezes. Só que não basta apenas focar em conteúdo e escrever centenas de artigos
chatos e entediantes que não levam a lugar nenhum.

O objetivo que você deve atingir é construir um vínculo com essas pessoas que você quer atingir, mas de forma que as pessoas
queiram ouvir você e o tenham como amigo.

E como você consegue isso? Através de pesquisa, escutando ativamente seus clientes e futuros clientes. E através dessas
informações, anaisar os resultados para definir um plano a ser seguido.

Sua meta se resume então a entender o que o seu público quer e fornecer exatamente o que seu público deseja.

Se você quer vender, pare de vender!

Essa frase pode soar estranha, mas é a mais pura verdade. E não estou falando aqui de psicologia reversa.
A partir da sua meta de conhecer seu público e entender suas necessidades, o que você vai fazer é fornecer a eles materiais
úteis, interessantes e que sejam relevantes.
Ofereça conhecimento de qualidade, algo que resolva algum problema, que traga algo novo para a vida das pessoas, algo que
realmente satisfaça os seus desejos.
Só assim você irá criar confiança e credibilidade com seu público. E com isso você terá despertado neles o interesse em
ouvir o que você tem a dizer e a oferecer.

Chega de ser um vendedor chato

Você já entrou em uma loja e quis olhar um produto, mas um vendedor ficou no seu pé, seguindo você a todo lugar e fornecendo informações que você não perguntou?

A maioria das pessoas não gostam disso. O mesmo acontece quando você está andando na rua e um vendedor fica andando do seu lado, insistindo para você comprar um produto que você não está interessado. E qual o resultado? Você aprende a ignorar
esses vendedores.

O mesmo acontece quando entramos em um site. Se você já navega na internet há um certo tempo, deve ter percebido que seus
olhos simplesmente ignoram os banners.

Você simplesmente pula pelos banners e foca sua atenção no conteúdo que você está buscando. Então eu pergunto: adianta
encher seu site com um monte de banners?

Mas então, como vender na internet?

Seth Godin, um grande guru em marketing, fala muito a respeito de abordar seu público de maneira não intrusiva, conforme ele demonstra em seu livro “Marketing de Permissão”.

Em seu livro ele diz que é uma boa prática você pedir a permissão do seu público na hora de enviar uma informação relevante.

Dessa forma, além de você estar sendo mais eficiente pois estará fornecendo informações somente aqueles realmente  interessados. Com isso, erá as pessoas passarão a buscar sua marca ou serviço porque confiam em você.

Com isso, transformarem desconhecidos em amigos, que se transformam em leads (clientes em potencial). E se esses leads se
tornarem clientes e você mantiver a mesma abordagem, eles se tornarão clientes fiéis.

Como vender na internet com eficiência

  • Planejar de forma estratégica os conteúdos que você quer fornecer ao seu público
  • Pesquisar seu público, procurando saber suas necessidades, desejos e problemas
  • Criar conteúdos de qualidade, que tragam benefícios reais para seu público
  • Trazer valor para seu público, para tornar seu público de desconhecidos em amigos

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