Quais as vantagens entre um material impresso e um material digital? Qual deles vale mais a pena? Compensa investir nos dois?

Revista/ Jornal/ Informativo digital ou impresso?

Digital ou impresso?

Atualmente, com a facilidade de acesso trazida pelos aparelhos móveis, qualquer pessoa pode ter acesso a conteúdos de qualidade.

Optar por uma revista, jornal (informativo) ou mesmo um catálogo pode ser algo bastante útil. Você estará reunindo as informações necessárias e organizando-as para formar o conteúdo, que poderá depois ser visualizado por inúmeras pessoas.

Qual compensa mais, Impressão ou processo digital? Isso é algo que você terá de analisar, dependendo da sua realidade e de quanto dinheiro tem disponível para investir. Mas, se optar por um material impresso, ainda assim é muito interessante você disponibilizar uma cópia do material para ser acessado via web.

O que é diagramação?

O que é diagramação?

A diagramação consiste no processo de reunir essas informações e dispô-las na página, agregando imagens ou destaques para facilitar o processo da leitura. É a apresentação visual do conteúdo.

Uma boa diagramação garante que o conteúdo será visualizado de forma agradável e também fornece uma continuidade. Uma boa diagramação garante que desde a primeira página até a última, o conteúdo estará em harmonia e da melhor maneira possível.

A diagramação é algo que se adapta, dependendo do conteúdo e da quantidade de informação. Um material com pouco texto e boas fotos pode tornar o conteúdo mais chamativo visualmente. Por outro lado, um material com muito texto e poucas fotos pode fornecer bastante informação, mas não terá um apelo visual tão grande.

Isso influencia muito na leitura e também está relacionado com o tipo de público que você tem. Um público mais culto irá preferir um conteúdo mais completo, enquanto um público que não gosta tanto de ler irá preferir um conteúdo mais visual.

Muito conteúdo. Pouco conteúdo.

Muito conteúdo. Pouco conteúdo

Quando um material tem muito conteúdo e o texto não pode ser cortado ou resumido, o diagramador tem um trabalho extra. Começa aqui o trabalho de ganhar espaço e espremer o texto. Exemplo: o espaço disponível para o texto com a aplicação de uma foto fez com que sobrassem duas linhas. Nesse caso, ou a foto terá que ser diminuída ou o texto terá que sofrer alguns ajustes.

Esses ajustes de texto podem vir tanto a ser alterar as entrelinhas do texto ou alterar o espaçamento entre os caracteres. Isso faz com que o texto ocupe exatamente o espaço desejado.

Obviamente, isso não é a melhor maneira. Num trabalho profissional, onde o diagramador trabalha em conjunto com um jornalista, é esse último o responsável por efetuar cortes, inserções e ajustes no texto de forma que o conteúdo se adeque ao espaço sem que a informação perca o sentido.

Qual a quantidade de páginas?

Qual a quantidade de páginas?

Se estivermos falando de mídia impressa, independente do tipo de material que você irá produzir – revista, jornal ou informativo – via de regra, sempre o seu material terá que ser múltiplo de 4, ou seja, estamos falando de quatro páginas. Assim, o material irá seguir geralmente essa conta: 4 páginas, 8 páginas, 12 páginas, 16 páginas etc.

Então eu não posso ter um jornal com 6 ou 7 páginas? Páginas pares que não sejam múltiplas de 4 (6, 10 etc) até são possíveis, embora nem sempre sejam uma alternativa muito boa. Mas páginas ímpares estão fora de cogitação.

Para você ter uma noção melhor do que eu estou falando, pegue uma folha sulfite ou de caderno, deixe-a na horizontal e dobre-a ao meio. Quantas partes você tem? Quatro. Então o seu material irá seguir esse mesmo modelo, sempre múltiplo de quatro. Precisa de mais páginas? Adicione mais uma folha sulfite dobrada ao meio, você irá pular de quatro para oito páginas.

E se o material tem 4 partes (ou 8), não tem sentido você usar um número impar de páginas. Se você tem conteúdo para apenas 3 páginas, irá ficar com uma página em branco? Imagine que estranho receber um jornal e uma das páginas estar totalmente em branco…

Mas e se o conteúdo for par? Exemplo: um jornal que terá 6 páginas de conteúdo. Isso é possível? Sim. Você terá uma folha grande, com quatro partes e uma folha menor, frente e verso, inserida no meio. Obviamente, essa folha irá ficar solta no meio, mas é uma solução. Em se tratando de 6 páginas, você também pode optar por fazer um jornal/informativo maior. Ao invés de trabalhar com 4 páginas, você trabalha com 6, utilizando um papel mais comprido.

Trabalhando com medidas: geralmente um jornal (não estou falando aqui dos grandes jornais) gira em torno de um A3 (42 cm x 29,7 cm). Dobrado ao meio, teremos 4 páginas A4 (21 cm x 29,7 cm). Um jornal de 6 páginas seria composto por uma folha A3 (4 páginas) e mais uma folha A4 frente e verso (2 páginas), totalizando 6 páginas.

A alternativa com o papel mais comprido é usar uma folha no formato 3 (formato gráfico). Aqui teremos uma folha no formato de 63 x 29,7 (3 A4). O material aqui fica como um folder gigante.

Numerando as páginas

Numerando as páginas

Agora que já vimos o formato, vamos entender a questão das páginas. Uma coisa bem legal para quem está começando é montar um boneco. Pegue uma folha de papel, dobre no meio, adicione mais páginas, se necessário, e com a quantidade de páginas prontas, numere as páginas. Com isso você terá um boneco com a relação das páginas.

Isso é interessante para você fazer um rascunho e ter noção do espaço que tem e aonde disponibilizará as informações. É como ter uma prévia de seu material pronto antes de realmente começar a colocar a mão na massa.

Programas: diagramando

Programas: diagramando

Existem vários programas para fazer uma diagramação. Algumas pessoas cometem o erro (ou crime, eu diria até mesmo o pecado) de fazer a diagramação de um jornal ou revista no Corel Draw. Já vi até mesmo livros (pasmem!) diagramados no Corel. Não é uma coisa legal.

Antes que os defensores do Corel se levantem, vamos aos contras: no Corel Draw você terá que numerar as páginas na mão e geralmente vai trabalhar com páginas soltas, o que vai te complicar a vida quando tiver páginas duplas. A solução nesses casos geralmente é já montar as páginas casadas, o que complica ainda mais a situação, pois será necessário diagramar o trabalho aberto, o que exigirá a loucura de ficar mudando de página para diagramar na sequência. Ah, tem a solução de deixar as páginas lado a lado. Sim. Tem. Mas o suporte de textos do Corel é horrível. Enfim, existe louco pra tudo.

As melhores soluções são o Indesign e o Quark. Eles já trabalham com páginas lado a lado, dão um suporte excelente para ajustes de texto, trabalham com links e têm páginas mestres, enfim, deixam o Corel no chinelo.

Geralmente quem mexe com o Corel Draw diz algo como: eu trabalho mais rápido no Corel, mas em se tratando de diagramação, enquanto no começo do trabalho o Corel sai na frente, a médio e longo prazo quem estiver usando o Indesign vai terminar primeiro.

A vantagem dos links

A vantagem dos links

Trabalhar com o Indesign e o Quark são o céu para os diagramadores. Esses programas trabalham com links, o que é uma mão na roda. Poupa-se muito tempo e facilita e muito o trabalho.

Como funciona? Digamos que você esteja utilizando o Corel Draw (que não trabalha com links). Agora imagine que você importou várias fotos e diagramou todo o material. Só que o cliente tinha dito inicialmente que o material seria feito em apenas uma cor. Você diagramou tudo e deixou as imagens em tons de cinza. Mas, alguns dias depois o cliente pediu para passar tudo para colorido. Ele fez o orçamento na gráfica e decidiu fazer colorido.

Fez no Corel? Meus pêsames: horas de trabalho importando todas as imagens novamente, aumentando ou diminuindo, para colocá-las novamente no lugar.

E no Indesign ou no Quark? Basta você atualizar os links e pronto. Mamão com açúcar. Simples e rápido.

Comentários:

Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Como fazer código de barras Base 39

Como fazer código de barras Base 39

Data: 22 de agosto de 2018

Se você está precisando fazer código de barras Base 39, seja para comandas ou mesmo para algum controle interno, a implementação é muito simples. Está sem tempo? Vá para a parte do artigo “Como implementar”, logo abaixo. Se você está com um tempinho sobrando, talvez queira se divertir um pouco às minhas custas, vendo como...