Mesmo que já tenha feito uma longa caminhada, sempre haverá mais um caminho a percorrer.Santo Agostinho

Por onde começar?

Começando - Início

Esse texto é para quem está começando e não sabe muito bem qual programa aprender primeiro. Vou de Corel? Vou de Illustrator? Vou de Photoshop? Ou de Indesign?

Antes de começar a explicação, gostaria que você imaginasse que você tem uma distribuidora, mas seu motorista está doente e é você quem terá que fazer as entregas. Você tem a sua disposição 1 moto, 1 saveiro, 1 van e 1 caminhão baú.

O vendedor chega para você e diz: olha, temos uma entrega para a cidade vizinha. Você vai ter que entregar 10kg de rapadura.

Qual veículo você escolhe? A moto, porque a quantidade de produto é tão pouca que compensa mais você ir de moto.

Agora, e se o vendedor tivesse falado: olha, temos uma entrega para a cidade vizinha, são 4 caixas de leite com 12 litros cada. Qual veículo você escolhe? Você pode até entregar de moto, mas vai demorar muito, porque vai ter que fazer muitas viagens. É mais rápido você ir de saveiro.

E se a entrega fosse de papel e o tempo estivesse chuvoso? Você iria de van. E se a entrega fosse de móveis? Você usaria o caminhão, correto?

Vamos ver outro exemplo: para cada ocasião, você escolhe uma roupa apropriada, correto? Vamos pegar uma mulher… ela pode ir à praia de vestido longo e sapato de salto? Poder pode, mas é mais aconselhavel que você esteja lá biquini ou canga, mesmo porque sapato de salto e areia não se bicam.

Agora, o inverso: ela poderia ir por exemplo em uma entrevista de emprego, vestida com uma fantasia de gatinha? Poder pode, mas mas também não é uma boa idéia. Aqui o ideal é que ela esteja com uma roupa mais sóbria, de preferencia uma roupa social.

Então, para cada tipo de entrega, você vai escolher o veículo que mais se adeque e para cada tipo de ocasião, você vai escolher a roupa mais indicada, correto?

Escolha o programa certo

Começando - Dúvida

Com os programas é a mesma coisa. Você tem que que escolher o programa que vai utilizar dependendo do tipo de tarefa que você vai fazer.

Existem algumas pessoas que colocam na cabeça que só um programa é bom e querem usar aquele programa para tudo.

Bom, mas dai você me diz: tá, mas qual programa eu uso? Para que serve cada um e qual compensa aprender?

Se você pretende trabalhar com web ou mesmo edição de video, embora você tenha que aprender os programas para web ou para video, ainda assim eu aconselharia você aprender o Corel, photoshop e illustrator.

Agora, se você pretende trabalhar na área gráfica, com publicidade e propaganda, eu aconselho você a aprender o corel, photoshop, illustrator e indesign.

Porque aprender todos?

Começando - Ponto de partida

Muito bem, agora a questão: por qual começar? Qual é melhor? Porque aprender todos?

Vamos começar respondendo a última pergunta: Porque aprender todos?. Lembre-se daquele exemplo das entregas, com os vários veículos. Se você sabe pilotar todos, você pode se dar ao luxo de escolher qual é a melhor opção naquele momento.

As duas perguntas seguintes Por qual começar? Qual é melhor? serão respondidas juntas. Referente ao Qual é melhor? depende da situação e do tipo de impresso que você está fazendo. O Por qual começar? eu sou enfático em sugerir para você aprender o Corel primeiro, porque com ele você já vai conseguir fazer algumas coisas.

Mas você não deve parar nele! O corel é linha de partida, não linha de chegada. Qual a diferença? Quando você corre e cruza a linha de chegada, a corrida terminou, não tem mais nada para fazer, acabou. Já quando você larga da linha de partida, você tem que correr para alcançar os outros adversários.

De certa forma, a linha é a mesma, mas o pensamento é diferente. Então você tem que pensar nisso: corel é linha de partida. Você vai começar com ele e não ficar nele. O corel não é uma Megan Fox com quem você vai se casar e querer ficar com ela o resto da vida. Ele é só um programa, uma ferramenta, uma ponte que leva à outros programas.

Diferença entre eles

Começando - Diferenças

Bom, agora uma outra pergunta: qual a diferença entre eles? O que cada um faz?

Então, vamos lá:

  • O Corel e o Illustrator fazem a mesma coisa: são programas vetoriais, usados para desenvolver artes. Eles permitem que você faça cartões de visita, folders, logotipos, cartazes, panfletos, filipetas, anúncios, outdoors etc.
  • O Indesign é um programa para diagramação:  ele não é o único, existe também o Quark, mas hoje em dia podemos dizer que o Indesign é o mais utilizado. Com ele você vai fazer diagramação de livros, jornais, revistas, catálogos.
  • O Photoshop é para tratamento de imagens: existem outros programas? Sim, mas o photoshop é o mais utilizado profissionalmente. Posso fazer arte (cartões, folders etc) no photoshop? Sim, mas não é indicado. O ideal é que você use o photoshop como um curinga, usando-o apenas para tratamento das imagens e finalizando as artes nos outros programas (Corel, Illustrator e Indesign).

Agora nós estramos na seguinte coisa: eu posso fazer um cartão de visitas no Corel? Pode. Posso fazer um folheto no corel? Pode. Posso fazer um catálogo no Corel, um livro, um jornal ou uma revista? Poder, pode. Mas não é indicado. É como você imaginar uma festa de aniversário infantil e no meio da festa entrar a Nicole Bahls vestida de biquini fio dental distribuindo doces para as crianças. Os pais vão dizer sim, lógico que pode, mas as mães vão dizer nem pensar, onde já se viu?. Mas se você parar pra pensar, numa festa infantil, uma mulher de biquini fio dental não fica bem.

Qual programa é mais rápido?

Começando - Mais rápido

Aqui entra uma questão importante: quanto tempo você demora para fazer uma arte? No início fica meio dificil mesurar o tempo, mas com a prática você vai conseguir chegar numa média. O problema é: algumas artes vão demorar 2, 3, 4 vezes mais para ficarem prontas. E geralmente, toda arte sofre alterações.

Se você pensar numa revista, jornal, livro ou catálogo, eles vão sofrer alterações. E se você estiver trabalhando com o Corel, você vai perder desempenho. Da mesma forma, se você for comparar o Corel com o Indesign para montar um cartão de visitas, dependendo da arte, o Indesign perde feio.

Vou aprensentar para vocês agora uma tabela que desenvolvi, que ilustra um pouco essa questão do tempo que demora para desenvolver cada arte e do programa indicado para cada caso:

Curto Prazo Médio Prazo Longo Prazo
Desempenho Corel Desempenho do Corel
Desempenho Illustrator Desempenho Illustrator
Desempenho Indesign Desempenho Indesign
Desempenho Photoshop Desempenho Photoshop

Curto prazo: Cartões, Filipetas, Folhetos, Folders, Cartazes, Anúncios etc.

Médio prazo: Folhetos, Folders, Cartazes, Anúncios etc, com bastante imagens e/ou efeitos.

Longo prazo: Livros, Jornais, Revistas, Catálogos etc. Inclua-se também as artes anteriores quando contiverem muitas imagens e/ou efeitos.

Veja que pela minha tabela, o Corel é indicado para artes de curto a médio prazo. A diferença entre o Corel é o Illustrator na tabela deve-se ao fato de que o Illustrator tem mais estabilidade e permite que algumas tarefas sejam desenvolvidas de forma melhor. Via de regra podemos dizer que para algumas tarefas o Corel é mais rápido, mas no prazo total você perde tempo, então compensa mais trabalhar com o Illustrator.

O indesign é indicado para artes de médio a longo prazo. Mas ele também aparece nas artes de curto prazo. Porque? Por conta de uma ferramenta dele chamada Dados variáveis ou Mesclagem de dados. Isso é uma mão na roda e permite por exemplo que você faça rapidamente e de forma quase automática coisas que iriam demorar muito para serem feitas a mão. Nota: o Corel também tem mesclagem de dados, mas a do Indesign é melhor. Porque? No Indesign é possível trabalhar com páginas mestras, o que diminui o peso do arquivo quando trabalhamos com dados variáveis.

O Photoshop ocupa toda a linha e ela está tracejada, como forma de não especificar o tempo, porque ele é café com leite. Como eu disse, é um curinga, que você usa em conjunto com os outros programas. A mesma coisa: posso fazer arte nele? Poder pode, mas nem sempre é uma boa pedida

Então, é isso. Mãos à obra!

Comentários:

Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Como fazer código de barras Base 39

Como fazer código de barras Base 39

Data: 22 de agosto de 2018

Se você está precisando fazer código de barras Base 39, seja para comandas ou mesmo para algum controle interno, a implementação é muito simples. Está sem tempo? Vá para a parte do artigo “Como implementar”, logo abaixo. Se você está com um tempinho sobrando, talvez queira se divertir um pouco às minhas custas, vendo como...