Olha que letra mais linda!

Assim como as cores, as fontes (letras) também tem grande importância na criação de uma peça. E via de regra, cada pessoa acaba se identificando com algumas letras.
Isso é muito visível quando vou desenvolver um convite de casamento. Enquanto algumas noivas acham uma determinada letra linda, outras acham a letra horrível.
Também existem aquelas pessoas que acabam desenvolvendo uma espécie de sentimento afetivo com as fontes. De vez em quando esbarramos em pessoas que adoram a Comic Sans e a utilizam em todos os trabalhos que desenvolvem.
Assim como fizemos com as cores, gostaria que você analisasse o seguinte texto, um remendo que fiz de um texto de Edgard Alan Poe. Após a leitura, veja se você consegue responder:
 
Veja que algumas letras tem uma leitura bem fácil, enquanto outras tem uma leitura bem mais difícil, quase como um quebra-cabeça, exigindo um certo esforço para você conseguir decifrar o que está escrito.

Sobre as fontes

Isso se deve ao estilo da fonte, que pode ser classificada de duas formas: com serifa e sem serifa.
Fontes sem serifa tem a largura das letras uniformizadas, com pequeninas variações e tem uma leitura muito mais fácil e rápida.
Fontes com serifa tem larguras de letras diferentes e carregam também alguns “enfeites” (serifa) que ajudam a deixar a letra mas bonita. São os detalhes da serifa que tornam essas letras mais bonitas.
 
Porém, cada letra pode ser classificada em um certo estilo. Letras góticas por exemplo ficam ótimas em diplomas e certificados, mas não são indicadas para um convite de casamento. Os convites de casamento geralmente pedem letras mais ornadas, remetendo a escrita manual.
Além da serifa, outro fator que influencia na leitura de um texto é se ele está em caixa alta ou caixa baixa. Na internet existe uma etiqueta que diz que se você escreve um texto todo em caixa alta (maiúscula) você está gritando. Fora dessa questão da etiqueta, é importante notar que um texto todo em maísculo exige um esforço a mais para leitura, tornando-a mais lenta. Leia os dois textos abaixo e observe:
 

VOCÊS NÃO DEVEM ESCREVER O TEXTO TODO EM MAIÚSCULO PORQUE ISSO TORNA A LEITURA MAIS DIFÍCIL.

Vocês não devem escrever o texto todo em maiúsculo porque isso torna a leitura mais difícil.

Um outro fator muito importante quando se trabalha com letras é não utilizar muitas letras diferentes para compor a sua peça. Via de regra, trabalhamos com no máximo 2 tipos de letras diferentes para obter uma boa legibilidade.
É importante notar que os estilos das letras trazem consigo essa carga cultural, de forma que deve-se observar com cuidado que tipo de fonte você está utilizando em sua peça.
Observe a imagem abaixo e veja se o tipo de letra combina com a imagem.
Se você observou, o tipo de letra está remetendo à festas e balada, que não condiz com o contexto em que está sendo aplicado, ainda mais com a imagem utilizada.

Comentários:

Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Como fazer código de barras Base 39

Como fazer código de barras Base 39

Data: 22 de agosto de 2018

Se você está precisando fazer código de barras Base 39, seja para comandas ou mesmo para algum controle interno, a implementação é muito simples. Está sem tempo? Vá para a parte do artigo “Como implementar”, logo abaixo. Se você está com um tempinho sobrando, talvez queira se divertir um pouco às minhas custas, vendo como...