Design Básico 01 – Cores
Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos
Data: 17/11/2017 | Hora: 19:45
Categoria: Design Gráfico
Tags: cor, cores
O conteúdo desse post surgiu a partir da “Formação de Design para Agentes de Pastoral”, realizada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
O objetivo da formação foi passar o básico de design para que as pessoas da paróquia pudessem aplicar esse conhecimento na criação de peças para facebook, cartazes e também para a equipe de multimidia, responsável por passar as músicas e avisos no telão.
Usando (e abusando) das cores
Todos nós temos uma cor preferida, alguns gostam do azul, outros de verde, outros de rosa. Em algum momento da vida nos sentimos atraídos a determinadas cores e elas acabam fazendo parte da nossa vida tanto em relação ao vestuário, quanto a objetos de decoração, veículos e até mesmo nossa casa, se for possível.
E geralmente, quando vamos desenvolver alguma arte, acabamos colocando nossos gostos pessoais quanto as cores, muitas vezes sem perceber.
Porém, cada cor traz uma sensação e sentimentos diferentes. Isso se deve tanto a fatos culturais, como das experiências que vivemos com essas cores.
Vamos pegar o verde por exemplo. Quais são as lembranças que o verde lhe traz?
Pensar no verde traz a lembrança de natureza, com árvores, grama, florestas.E junto traz aquela sensação de frescor, de cheiro de mato, de limpeza. Se pensarmos num solo ressecado, todo rachado e com um único brotinho verde surgindo, isso nos remete a esperança, da natureza que se regenera e ressurge vitoriosa.
Algumas cores porém, trazem também relações com a cultura. Enquanto para os ocidentais o preto é sinônimo de luto, para os japoneses a cor do luto é o branco. E enquanto para nós, ocidentais, o branco é a cor utilizada pelas noivas, para as noivas chinesas a cor do vestido é vermelho. Obviamente, se você não vai desenvolver nenhuma peça para ser utilizada por esses países, não precisa levar isso em conta.
Vejam então que as cores trazem consigo uma carga de sentimentos e experiências, que influenciam na forma como olhamos para determinadas coisas e como interagimos com elas.
A sensação que a cor traz
Gostaria que você parasse um momento e analisasse as seguintes cores, perguntando-se que sentimentos elas trazem, que associações você faz com cada cor, que lembranças ela lhe remete.
Agora, pegando esse mesmo conjunto de cores, vou alterar um pouco os tons. Veja que em alguns casos, isso traz sensações e sentimentos diferentes e você faz associações diferentes:
Na propaganda, sempre é feito um estudo das cores antes de aplicá-las as peças publicitárias. E as pessoas acabam associando as cores a determinados produtos. Uma história, narrada no livro xxxxx, conta que por um erro da gráfica, as latas de refrigerante 7Up! acabaram saindo num tom de verde mais amarelado. Muitos clientes entraram em contato reclamando, questionando o porque haviam mudado o sabor do refrigerante, adicionando um sabor mais cítrico. E por mais que eles informassem que não haviam mudado nada na fórmula, as pessoas insistiam, dizendo que eles haviam mudado o refrigerante.
Vejam só, uma simples mudança na cor da lata, transmitiu uma mensagem de que o refrigerante estava mais cítrico. Esses dias conversando com um amigo a esse respeito, ele comentou que odiou a Coca-cola com o rótulo dourado, dizendo que o sabor estava diferente.
Abaixo coloco algumas sensações que as cores transmitem. Essa informações foram retiradas do livro “Psicodinâmica das cores em comunicação”, de autoria de Modesto Farina:
- Branco: limpeza, bem, paz, inocência, harmonia, divindade;
- Preto: mal, tristeza, noite, sofisticação, requinte, nobreza, elegância;
- Cinza: tédio, tristeza, seriedade, sabedoria, neutralidade;
- Prata: luxo, dinheiro, sofisticação, tecnologia, modernidade, requinte;
- Vermelho: força, coragem, esplendor, paixão, sensualidade, calor;
- Laranja: desejo, luminosidade, euforia, energia, alegria, advertência;
- Amarelo: conforto, alerta, inveja, ódio, adolescência, euforia;
- Verde: saúde, abundância, natureza, esperança, serenidade;
- Azul: espaço, verdade, afeto, infinito, amizade, águas tranquilas;
- Roxo: fantasia, mistério, eletricidade, misticismo, espiritualidade;
- Rosa: encanto, inocência, feminino, suavidade, infância;
- Salmão/Pêssego: positividade, doçura, aveludado.
Comentários:
Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!