Muitas pessoas usam o facebook como uma forma de divulgar seus produtos. Mas será que estão fazendo isso da maneira correta?
Porque anunciar no Facebook?

O Facebook é hoje, de longe, a rede social mais vista no mundo. Estamos falando de números estratosféricos, como mais de 1 bilhão de usuários, provenientes de 213 países. A quantidade de usuários é tão grande, que perde em número de pessoas apenas para a Índia e China. O número de usuários do Facebook equivale a 3 vezes a quantidade de habitantes dos Estados Unidos. Por dia, ocorrem aproximadamente 2,7 bilhões de curtir
. Isso equivale a 1/3 da população mundial.
Nosso país, o Brasil, é o quarto do mundo em números de usuários: 54 milhões de pessoas. Isso equivale a dizer que a cada 4 brasileiros, 1 tem Facebook. E falando em termos de propaganda, se cada brasileiro cadastrado no Facebook der um click em um anúncio, o Facebook fatura mais de 18 milhões de dólares.
Propaganda no Facebook: divulgar para vender

Sabendo (ou não) desses números, muitas pessoas vêm utilizando o Facebook para vender seus produtos. Isso é feito tanto com um anúncio pago (onde você paga por cada click que o usuário der no seu anúncio) ou da forma tradicional: colocar o seu produto em um post.
Ambas as formas têm suas vantagens: anunciar no Facebook acarreta um custo, como qualquer forma de anúncio, mas pode atingir uma parcela bem interessante de pessoas. O Facebook fornece a possibilidade de você selecionar o seu público-alvo, o que torna a sua propaganda mais efetiva. Exemplo: digamos que você vende maquiagem. Se o seu público é estritamente feminino e na faixa etária de 18 a 25 anos, não tem muito sentido anunciar para homens na faixa dos 60 anos, não é mesmo?
Já o anúncio feito no post não tem custo, sendo divulgado diretamente para as pessoas que são seus amigos ou que curtiram a sua página. É uma forma simples de anunciar, mas não é muito efetiva, já que está limitada ao seu círculo de contatos. Para seu produto receber um bom destaque, você deve contar com a ajuda de outros usuários, caso eles curtam ou compartilhem o seu anúncio.
Anúncio no Facebook: “Meu sobrinho faz” x Trabalho Profissional

A velha história de meu sobrinho faz
ou o primo do cunhado do irmão do tio do meu vizinho sabe
é algo meio suspeito. Partir para a opção de eu mesmo faço
também pode não ser muito eficaz.
Existe uma grande diferença entre você ter um design profissional e um design amador. É como querer comparar um bolo feito em uma confeitaria renomada com o bolo de chocolate feito com essas massas semi-prontas que você compra em supermercado. Por mais que a segunda opção fique gostosa, não é a mesma coisa.
Na imagem de exemplo que colocamos, você pode ter uma noção do que estamos falando apenas olhando para as imagens. De um lado, temos os biscoitos fofinhos em formato de coelhinho e do outro lado a tentativa. Além de não ficar igual, ainda ficou com um aspecto distorcido.
O mesmo se aplica aos anúncios. Se a pessoa que o está criando não tem experiência na área, pode até ser que você goste ou não note os defeitos, mas o resultado não fica bom.
Problemas do anúncio “Meu sobrinho faz”

Uma arte feita por uma pessoa sem experiência pode apresentar vários problemas:
- Fontes: desde fontes inadequadas (como, por exemplo, usar um estilo de fonte
chinês
para vender um produto country), sem impacto visual (usar o mesmo corpo de letra para o anúncio inteiro ou fontes estritamente comuns, como, por exemplo, Arial ou Times New Roman) ou o famosofestival de fontes
(onde cada fonte está brigando com a outra para chamar a atenção do usuário), ou ainda o famosocolocar o Brasil no Japão
(querer colocar muita informação, tornando a leitura difícil). - Fotos/Imagens: desde fotos com baixa qualidade (o que compromete algumas vezes a visibilidade do produto ou do texto), distorcidas (esticadas ou achatadas),
imagens boiando
(aquelas imagens que parecem que simplesmente estãovoando
no anúncio), asfotos samurais
(as que têm um pedaço faltando) ou ainda as fotos com marca d’agua (fotos de banco de imagens, com o símbolo no fundo). - Fundos/Recortes: desde fundos destoando (como, por exemplo, o uso de muitas cores que não têm nada a ver com produto/marca), imagens com fundos sem recortar (como, por exemplo, um anúncio todo vermelho e uma foto com fundo azul) ou recortes
mal feitos
(que vão desde um recorte reto ou aqueles recortes em que você consegue enxergar as arestas). - Tamanho errado: anúncios fora de medida (o que pode fazer seu anúncio ficar distorcido), grandes demais (acarreta um peso desnecessário) ou pequenos demais (baixa qualidade).
- Alteração/Correção: artes desenvolvidas em programas inadequados, que impedem ou dificultam a alteração do anúncio, muitas vezes levando a ter que recriar a arte para poder fazer a devida alteração.
Anúncio no Facebook: uma abordagem profissional

Passar o seu anúncio para um profissional acarreta uma série de vantagens: sua arte terá uma boa apresentação, transmitindo seriedade e profissionalismo para seu produto.
Dependendo do segmento da sua empresa ou produto, a arte pode até mesmo mudar, para transmitir a ideia e o sentimento que esse produto traz. Mas alguns elementos, como tipologia (tipo de letras), cores e elementos fixos (como logotipos e contato), devem seguir um mesmo padrão.
A quantidade de informações também deve se adequar ao tamanho do anúncio. Se você vai fazer um anúncio pequeno, talvez não tenha espaço para inserir todos os dados da sua empresa. Ao invés disso, deve-se priorizar o que é mais necessário, como o telefone ou o endereço da sua fanpage.
Facilidade de alteração/reaproveitamento

Uma coisa é certa: independente do que você pensa, toda arte sofre alterações. Pode ser um telefone errado, o nome de um produto incorreto, uma alteração no preço, na data do encerramento da promoção, enfim, essas alterações são absolutamente necessárias. Afinal, você não vai querer anunciar seu produto por um valor bem abaixo do preço apenas porque o rapaz da arte não consegue alterar
, não é mesmo?
Outra situação que pode ocorrer é o reaproveitamento da arte. Digamos que você lançou uma campanha com uma certa data limite. Alguns meses depois, vai querer reaproveitar a arte. E isso é possível!
Mesmo que seja um simples erro de digitação, é importante que ele seja alterado e seu anúncio esteja perfeito para o uso. E aqui entra outra vantagem de contratar um profissional: sua arte será desenvolvida de forma a permitir que essas alterações sejam realizadas.
Imagens profissionais

Hoje em dia, com o uso do Google, é muito fácil encontrar imagens para serem usadas. Mas a maioria das pessoas acaba ficando presa na superfície, sem se aprofundar muito. Não ter conhecimento da qualidade de uma imagem pode te deixar em apuros: uma foto linda
e que cabe perfeitamente em um anúncio do Facebook pode vir a ficar horrível se você quiser imprimir.
Embora muitas pessoas usem o Google para encontrar imagens, nem sempre essa abordagem é a ideal para sua empresa. No exemplo acima, vemos a mesma imagem sendo usada várias vezes. Onde encontrei a imagem? No Google!
Em alguns casos, se você quiser uma imagem mais específica, pode vir a fazer uso de uma imagem comprada. Isso traz uma série de vantagens, sendo a principal garantir que a sua imagem irá se destacar na multidão.
Adquirir uma imagem em um banco de imagens não garante que você terá a exclusividade da imagem, mas com certeza irá garantir que a imagem não será figurinha carimbada
do Google.
Comentários:
Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!