Muitas empresas precisam de materiais de divulgação e acabam contratando um funcionário para fazer o serviço. Mas nem sempre o funcionário responsável tem experiência de campo ou a mão de obra é especializada.

Porque ter uma assessoria gráfica?

Assessoria Gráfica

De tempos em tempos, sua empresa vai precisar produzir algum material. Pode ser desde um simples cartão de visitas, a criação de um folder, um católogo, a produção de um informativo, endomarketing, uma faixa, um banner, enfim, materiais para divulgação. É nesse momento que ter alguém assessorando sua empresa é interessante. Você terá certeza de que o serviço será feito no tempo certo e com a qualidade que você espera.

Seu funcionário faz?

Seu funcionário faz?

Muitas empresas contratam um funcionário para tomar conta do marketing da empresa. O funcionário acaba sendo uma espécie de faz tudo: ele terá que contratar os serviços, desenvolver as artes e cuidar do website.

O problema é que muitas vezes o funcionário não tem experiência em uma determinada área. E aqui temos duas situações: ou ele se vira e faz o melhor que pode, ou acaba empacando em um ponto do serviço.

Essa história de meu funcionário faz pode até ser uma alternativa mais barata, mas nem sempre vai resolver seu problema.

Serviço casado atinge os objetivos?

Serviço casado atinge os objetivos?

Muitas empresas que prestam serviços oferecem a casadinha: Se você fechar comigo eu não cobro a arte. Isso pode ser bom em alguns casos, mas nem sempre a qualidade da arte vai atingir suas expectativas.

Para desenvolver uma boa arte é preciso, antes de tudo, feeling e experiência por conta de quem está desenvolvendo o material. Se a pessoa que está desenvolvendo a arte não tem essas duas coisas, você pode ter uma arte estranha, ou ainda o comum arroz com feijão. A arte passa a informação, mas não enche os olhos.

Ou, às vezes, pode até ser que o material que você recebe seja de boa qualidade, mas o tempo não é o ideal. Ou ainda, não vão conseguir desenvolver o material para você no tempo necessário. Isso muitas vezes ocorre devido ao fato de que a pessoa que desenvolve a arte está cheia de serviço.

Experiência de campo

Experiência de campo

Existem muitos macetes que só se adquire com anos de experiência. Cada impresso tem suas características e alguns detalhes passam despercebidos por quem não realizou várias vezes a mesma tarefa.

É aquela história: você vai aprimorando seu conhecimento e aprendendo com os erros. E quando se depara com a mesma situação, você já sabe como agir.

Exemplo: um técnico em eletrônica que conserta televisores já enfrentou tantos problemas que a chance de você chegar para ele e falar minha televisão apresentou tal problema e ele matar o problema ali, na hora, sem nem abrir o aparelho, é enorme. Por quê? Porque ele já se deparou com essa situação algumas vezes. Ele já enfrentou esse problema e sabe como resolvê-lo.

Na área gráfica é a mesma coisa. Alguns detalhes passam despercebidos por quem nunca enfrentou esses desafios, mas fazem toda a diferença no produto final. Um exemplo: se você tem uma área com preto chapado, é interessante colocar um calço de outras cores para garantir que o preto ficará realmente preto e não um preto lavado.

Se você nunca criou uma faca, não sabe nem por onde começar, já quem fez várias facas sabe exatamente como fazer para que esta seja feita corretamente.

Assessoria Gráfica x Assessoria Web

Assessoria Gráfica x Assessoria Web

Atualmente, a web é uma realidade para muitas empresas. Não apenas ela permite divulgar seus produtos e sua empresa de maneira rápida, como permite que seu produto seja visto por inúmeras pessoas, muitas das quais podem vir a se tornar clientes no futuro.

Em muitos casos, a mesma arte que você desenvolveu para ser utilizada em um impresso pode ser também utilizada para uma campanha web. Exemplo: você vai dar um cartão do dia das mães para seus funcionários e clientes. Porque não colocar esse mesmo cartão no facebook da sua empresa?

Note, entretanto, que não se trata apenas de colocar a arte no Facebook. Obviamente, alguns ajustes são necessários, informações precisam ser diminuídas. Mas o esqueleto está pronto.

A vantagem de contratar um freelancer gráfico

Tenha pelo menos o básico da sua identidade visual

Muitas empresas contratam agências de publicidade para desenvolver seus produtos. A grande vantagem é que, sendo responsável pela conta da sua empresa, a agência irá desenvolver todo o material que você precisa.

Porém, embora o trabalho de uma agência geralmente tenha grande qualidade (nota: algumas agências fazem um trabalho bem amador), é preciso lembrar que a agência atende também outros clientes.

Uma hora ou outra a agência pode acabar dando um cano. Pode ser um funcionário que faltou, a impossibilidade de entrar em contato com a agência, férias de final de ano, o dono da empresa que decidiu fazer uma campanha de última hora, enfim, os motivos podem ser vários.

E, quando isso acontecer, você estará num mato sem cachorro. Ou, parafraseando, no mato sem alguém para cuidar da sua arte. É nesse momento que conhecer um freelancer gráfico pode ser a salvação da lavoura.

Tenha pelo menos o básico da sua identidade visual

Muitas empresas deixam tudo nas mãos das agências. Como é a agência que cuida de todas as artes – logotipos, papelaria, enfim, tudo fica com a agência e é essa que faz a adaptação dos materiais.

E sempre que você precisa repassar alguma arte ou um simples logotipo para um terceiro, como por exemplo, alguém que fará uma camiseta de um time de futebol que sua empresa está patrocinando, você terá que pedir para a agência encaminhar o logotipo para esse terceiro.

Em alguns casos, a agência até envia o material, mas certifica-se de que ele esteja impossibilitado de ser alterado.Isso pode não afetar o desenvolvimento de uma campanha que você esteja executando, mas quando for realmente necessário utilizar a arte, você estará em maus lençóis: resolução baixa, logos não vetorizados, imagens mescladas com o fundo.

A melhor solução é que você tenha em mãos o básico: seu logotipo, a papelaria da empresa, imagens que compõe a identidade visual e pelo menos algum material já diagramado.

Na hora do aperto, possuir esses materiais em mãos pode salvar sua vida. Ou pelo menos, garantir que você vai conseguir produzir o material a tempo para a campanha que você precisa.

Comentários:

Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Como fazer código de barras Base 39

Como fazer código de barras Base 39

Data: 22 de agosto de 2018

Se você está precisando fazer código de barras Base 39, seja para comandas ou mesmo para algum controle interno, a implementação é muito simples. Está sem tempo? Vá para a parte do artigo “Como implementar”, logo abaixo. Se você está com um tempinho sobrando, talvez queira se divertir um pouco às minhas custas, vendo como...