Há um punhado de homens que conseguem enriquecer simplesmente porque prestam atenção aos pormenores que a maioria despreza.Henry Ford

Preciso fazer mesmo?

Aprovação - Como conferir

Eu já comentei com vocês que nós não devemos fazer conferência da arte do cliente, uma vez que já temos muitas coisas para conferir. É melhor jogarmos essa responsabilidade para o cliente e evitar problemas.

Mas e se um dia você for obrigado a fazer essa conferência? Vamos imaginar uma situação em que o cliente está viajando, você já fez vários trabalhos com ele, é um bom cliente e você acabou se vendo num mato sem cachorro e tendo que conferir a arte pra ele.

Se você tiver como entregar a arte para outra pessoa ler, como eu já expliquei, é melhor. Mesmo que não seja um profissional, pode ser seu amigo, sua namorada, sua esposa. Mas entregue para alguém ler.

Se você tiver chances de fazer a conferência com outra pessoa, melhor ainda. Exemplo: o cliente te entregou um impresso para você reproduzir. Então com o impresso que você já tem em mãos, você confere sua arte com a outra pessoa. A melhor maneira de fazer isso é a pessoa que está com o material oficial ir lendo e a outra acompanhando na arte que você fez.

Ler como semi-analfabeto

Ler como um analfabeto

Agora, se você estiver sozinho e tiver que fazer a conferência, a melhor maneira é você pisar no freio e fazer a conferencia como um semi-analfabeto. Perae, como assim semi-analfabeto?

Vou explicar: não leia as palavras todas inteiras. Leia si-la-ba por si-la-ba. Existem estudos que dizem que se uma palavra está troacda mas está com todas as letras, você vai conseguir entender a palavra e pode nem se tocar que ela estava errada. Volte um pouco o texto e veja a palavra “trocada” escrita acima… você percebeu que ela está escrita errada?

Se passou batido, isso aconteceu porque você leu o texto muito rápido. Mas se você fizer a leitura silaba por silaba, fica fácil perceber o erro: tro-ac-da.

Demora mais pra ler? Com certeza, mas é bem mais seguro. Números também podem ser divididos em conjuntos de 2 ou 3 números.

Lógico que essa conferência não isenta erros de português, concordância, a nova ortografia portuguesa etc. Mas ela vai evitar ao menos que você não cometa erros grosseiros como trocar as letras de uma palavra.

Veja mais:

Esse artigo faz parte de uma série que escrevi a esse respeito. Vale a pena dar uma conferida:

Comentários:

Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Como fazer código de barras Base 39

Como fazer código de barras Base 39

Data: 22 de agosto de 2018

Se você está precisando fazer código de barras Base 39, seja para comandas ou mesmo para algum controle interno, a implementação é muito simples. Está sem tempo? Vá para a parte do artigo “Como implementar”, logo abaixo. Se você está com um tempinho sobrando, talvez queira se divertir um pouco às minhas custas, vendo como...