Luciano Leal

Luciano Leal

Como tudo começou...

Meu nome é Luciano e sou de Sorocaba/SP, onde moro com minha esposa e minha filha, uma princesinha chamada Beatriz. Gosto muito de ler, assistir filmes e aprender coisas novas.

Eu comecei a trabalhar com 15 anos em uma escola de informática, como office-boy. Na época meu pai estava doente e tinha bastante idade (73 anos). Eu era o filho do terceiro casamento e com meu pai doente, comecei a trabalhar para ajudar em casa.

Meu pai morreu 6 meses depois, mas nunca me esqueci das lições que aprendi quando criança. Embora quando se é criança nem sempre entendemos o porque podemos ou não fazer alguma coisa.

Através do emprego na escola de informática, aprendi a estudar sozinho e através dos livros. Lembra do meu pai? Ele sempre me obrigava a ler livros quando era criança e por conta disso aprendi a gostar de ler.

Trabalhei por 4 anos na escola de informática, atuando como monitor (auxiliando os professores) e depois como professor, ensinando diversos programas. Na época eu comecei com Lotus 123, Dbase, Word e Wordstar (todos em ambiente DOS).

Depois surgiu o Windows 3.1 e com ele vieram o Excel, Power Point, Word, Access. Na época eu também me aventurei um pouco em Clipper, que era um linguagem de programação. Mas também comecei a aprender o Corel Draw, por quem me interessei bastante.

Incentivado por um amigo meu, acabei saindo da escola de informática e indo trabalhar em uma das maiores gráficas aqui de Sorocaba. Lá continuei a estudar, aprendendo Photoshop e PageMaker, além dos termos e a dinâmica do trabalho de uma gráfica.

Em um certo momento, as agências da minha cidade começaram a migrar para o Illustrator e Indesign, ambos programas da Adobe. O Illustrator fazia a mesma coisa que o Corel e o Indesign veio para substituir o PageMaker. Comprei dois livros (um para cada programa) e estudei eles de cabo a rabo.

Quando estava com 22 anos eu fui diagnosticado com câncer, tive que passar por uma cirurgia e fazer quimioterapia. Foi um período bem difícil, o tratamento é debilitante, mas graças a Deus consegui superar esse desafio. No fundo eu tinha a certeza de que seria curado.

Há uns 6 anos atrás eu comecei também a me interessar pela área web, aprendendo HTML, CSS e PHP. Mas eu queria ir mais a fundo, então em 2015 ingressei na Fatec Sorocaba, no curso de Análise de Sistemas. A minha idéia era juntar o meu conhecimento da área gráfica e o conhecimento do curso para trabalhar com desenvolvimento web.

Quando estava no terceiro semestre, comecei a estudar sobre SEO e Marketing Digital, descobrindo um mundo totalmente novo e empolgante.

Hoje meu objetivo é juntar meus conhecimentos nessas três área, ajudando aqueles que como eu estão ingressando nesse mundo de empreendedorismo e desejam adquirir a independência financeira.