Por que não posso usar o Wix?

Com Wix você pode!

Na propaganda da Wix, eles dizem que “todo mundo precisa de um site. Que tal criar um você mesmo? Com Wix, você pode.”

Acho que você já deve ter trombado com essa propaganda na web em algum lugar. A idéia da propaganda é ótima, afinal de contas, hoje em dia com o acesso a tecnologia e pessoas antenadas, todo mundo é capaz de criar seu próprio site, correto?

Infelizmente, não é bem assim.  O fato do Wix disponibilizar ferramentas e milhares de templates para você usar, não significa que seu site vai ficar bom. E mesmo que ele fique, isso não significa que você terá tráfego. Achar que você vai conseguir fazer um site lindo, totalmente otimizado e funcional é o mesmo que querer construir uma casa na árvore se nunca fez isso antes.

É possível construir a casa? Sim, você pode conseguir. Mas pense em quanto esforço e tempo você terá que dedicar. Pense em quantos vídeos você terá que assistir, quantos sites terá que pesquisar, quantas ferramentas vai ter que aprender a utilizar para finalizar sua casa da árvore.

E aqui, chegamos no mesmo ponto: valeu a pena passar por tudo isso para fazer isso?

Se você acha que sim, gostaria que você conhecesse o João. O João é uma pessoa que iniciou seu próprio negócio, para vender produtos eletrônicos. Ele resolveu montar um site para divulgar seus produtos e diante do valor cobrado por um profissional, resolveu ele mesmo colocar a mão na massa. Ele assistiu videoaulas no youtube, pesquisou em vários sites e por fim finalizou seu lindo site no Wix.

Confiante, João resolve abrir uma cerveja… agora é só esperar que o Google encontre as informações que o João colocou e os clientes comecem a chegar. Simples não? Com Wix, realmente você mesmo pode construir seu site.

O problema é que o fato de você ter um site não significa que ele irá aparecer no Google. Alias, a não ser que você pague por isso, você precisa dedicar certo tempo e esforço para conseguir que o Google liste seu site em determinadas buscas. Da mesma forma, abrir uma loja física não garante que os clientes irão entrar pela porta e comprar de você. E a má notícia, é que o Google não funciona muito bem com o Wix.

João é um personagem fictício. Só que infelizmente, diversas pessoas, assim como João, caem nessa mesma armadilha. Acham que basta criar o site no Wix e pronto. Só que o buraco é mais embaixo e a criação de um site passa por diversas etapas.

Não estou aqui questionando o fator beleza.  Se você tiver bom gosto, pode até fazer um site bonito, mas dai ele trazer resultado é outra coisa.

A verdadeira questão que deve ser levada em conta antes de você sair arregaçando as mangas e achando que é um Pablo Picasso da web, você analisar quanto vale o seu tempo. Quanto tempo e esforço você irá gastar para criar seu site e se esse tempo não poderia ser melhor gasto fazendo aquilo que você sabe de melhor.

Há algum tempo, lembro de ter atendido um cliente, que queria saber como resolver um problema no Corel. Ele comentou que estava precisando desenvolver uma arte e que ele mesmo iria fazer aquilo. Na hora eu pensei “caramba, se eu fosse ele, jamais iria querer mexer no Corel”. Só fiquei pensando em quanto valia o tempo dele para desperdiçar no corel…

Comentários:

Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Curso de HTML Grátis – 4

Curso de HTML Grátis – 4

Data: 23 de maio de 2018

Continuando nosso Curso de HTML Grátis – 4, vamos aprender mais algumas tags que você vai precisar para desenvolver um website. E vamos entrar um pouco também na questão de SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização para os motores de busca, ou seja: melhorar seu site para aparecer melhor nos motores de busca....