O Trello é uma ferramenta que permite que você organize suas tarefas de uma forma simples e fácil.
Ele funciona como se fosse um “quadro de etiquetas”, onde você consegue visualizar as informações e ir movendo as etiquetas de lugar.

O Trello também permite que você monte um time, chamando mais pessoas para ajudar na tarefa. E a cada interação do seu time ele vai registrando quem está fazendo o que.

A ferramenta é gratuíta para uso, além de contar com um aplicativo para celular. Mas caso você queira investir, existe uma versão paga que oferece algumas funcionalidades a mais.

Botando ordem na casa

A forma como o Trello trabalha é através de Quadros, Listas e Cartões:

Quadros

Pense neles como se fosse um painel, um daqueles quadros brancos onde você irá colocar as etiquetas e organizar as informações. Você pode criar quantos quadros quiser e eles são classificados automaticamente de forma alfabética.

Listas

Dentro de um Quadro, você pode criar listas. Pense nelas como se fossem colunas. Você pode criar quantas listas quiser, embora geralmente as pessoas trabalhem com apenas 3: To Do (Fazer), Doing (Fazendo) e Done (Feito)

Cartões

Dentro das listas, você pode criar cartões. Os cartões representam as etiquetas onde você vai colocar as informações. O Treelo permite que você personalize os cartões, adicionando etiquetas de cores, descrições, checklist, datas, anexos e comentários.

Avançando nas etapas do seu projeto

Como o Trello funciona no estilo “Arrasta e Solta”, você pode simplesmente arrastar um cartão para outra lista e movê-los para uma ordem especifica.

Você também pode mover ou copiar as listas e cartões para outros quadros. E pode também copiar um quadro inteiro com tudo que tem dentro para não precisar começar tudo do zero.

Caso você queira, também pode “fechar” um quadro, uma lista ou um cartão. Quando você escolhe essa opção, o Trello “esconde” essa informação. Você pode recuperá-la depois, ou se quiser, também pode decidir excluí-la, sendo que aqui não será possível mais voltar atrás.

Ganhando um Power Up!

Não, não estou me referindo à frase “pelos poderes de grayskull” nem “espada justiceira, dê-me a visão além do alcance”. (Sempre quis falar isso, rsrs).

Mas voltando… como se tudo o que falei já não fosse muito útil, o Trello ainda permite que você ative os “Power-Ups”, integrando o Trello com várias ferramentas, como por exemplo o Google Drive, Dropbox, Github, Mail Chimp, Twitter, etc.

Abaixo segue uma lista das categorias de Power-Ups que você pode adicionar a um Quadro:

  • Análises e Relatórios
  • Automação
  • Utilidades do quadro
  • Comunicação e Colaboração
  • Notas do Desenvolvedor
  • Gerenciamento de Arquivos
  • RH e Operações
  • TI e Gestão de Projetos
  • Marketing e Redes Sociais
  • Produto e Design
  • Vendas e Suporte

Ou seja, dentro de cada uma dessas categorias você encontra várias ferramentas para integrar com o seu Trello, facilitando e muito o trabalho em equipe.

Exemplo de Uso

Eu conheci o Trello na faculdade e comecei a utilizá-lo para organizar minhas tarefas, pensamentos e coisas que ia aprendendo.

Apenas para terem uma idéia, eu fiz um Quadro “Manuais”, onde coloquei algumas listas com cartões com alguns comandos que eu geralmente uso. Assim quando eu preciso eles estão lá.

Também uso o Trello como um lembrete, adicionando as tarefas que precisam ser feitas e organizando essas tarefas. A vantagem disso é que consigo ter um panorama de onde estou e onde quero chegar.

Uma coisa que eu fiz recentemente também foi criar um quadro para uma cliente, como forma de controlar os passos de um serviço que eu prestei.

Ela queria que eu fizesse a instalação do wordpress no site dela e deixasse tudo funcionando, já com os plugins mais utilizados.

Eu fiz um quadro no Trello, com as informações que eu precisava que ela me passasse, ela preencheu e eu fui fazendo. E como o Trello é bem visual, deu para ir acompanhando em que pé o trabalho estava.

Próximo passo: um manual do Trello!

Se você gostou, não deixe de curtir o próximo post, onde vou explicar passo a passo como fazer as coisas no Trello.

E você? Também utiliza o Trello? Conta ai pra gente nos comentários como você utiliza essa ferramenta!

Comentários:

Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Curso de HTML Grátis – 4

Curso de HTML Grátis – 4

Data: 23 de maio de 2018

Continuando nosso Curso de HTML Grátis – 4, vamos aprender mais algumas tags que você vai precisar para desenvolver um website. E vamos entrar um pouco também na questão de SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização para os motores de busca, ou seja: melhorar seu site para aparecer melhor nos motores de busca....