Se você está pensando em comprar um domínio, com certeza já deve ter esbarrado em alguma propaganda da Godaddy.

Mas existem outras opções e eu aconselho você a se informar sobre elas antes de deixar se convencer por aquele cachorrinho simpático, que parece ter saído do saudoso filme do MIB.

Como comprar domínios .com

Os domínios .com são internacionais. Ou seja, se você pretende criar um site para algo que seja aqui no Brasil, o mais aconselhável é que você procure a opção .com.br, pois vai ser melhor indexado pelo Google.

Caso o domínio .com.br não esteja disponível, a opção .com é a segunda opção.

Para comprar um domínios .com você pode utilizar a Godaddy, a UOL Host, Locaweb, Hostgator… existem várias empresas que oferecem esse suporte.

Por conveniência, muitas pessoas acabam comprando o domínio .com na mesma empresa que hospedam seus sites, já que isso é bem mais fácil.

Dica: antes de contratar a hospedagem, verifique com o suporte se, no futuro, você decidir trocar de servidor de hospedagem, se realmente o domínio É SEU. Infelizmente existem empresas que acabam registrando o domínio no nome DELES, ou seja, você usa, mas não é seu.

Como comprar domínios diferentes

De uns tempos para cá, surgiram alguns domínios diferentes. É possível registrar domínios .me, .ninja, .moda, .co, .ag, etc.

A maioria desses domínios são internacionais e como via de regra, você deve observar bem o quesito preço.

Lembro que há alguns anos eu comprei um domínio .me para um site chamado felicite.me

A idéia era um site para criar microsites para noivos. E a idéia de ter um domínio que permita a você brincar com o nome é muito legal.

O que não foi legal foi quando precisei renovar. O domínio foi adquirido por um valor barato, mas na renovação pulou para um valor bem mais alto.

Se não me engano teve um aumento de 400% ou seja… 4 vezes mais caro do que na primeira vez. Acabei descontinuando o projeto e não renovei o site.

Como comprar domínios .com.br

Se você pensa em comprar domínios .com.br meu conselho é: vá na registro.br

O RegistroBR é o órgão que cuida dos domínios aqui no Brasil. Você pode registrar por outro lugar? Pode. Mas é aconselhável que você faça pela registro.br

A vantagem consiste em que você terá o controle de todos os dominios .com.br em um único lugar.
Além disso, você fica independente das hospedagens, ou seja, se você optar por trocar de hospedagem, não terá problema com o domínio.

Existe uma grande quantidade de dominios .br, como por exemplo:

  • .med.br
  • .net.br
  • .gov.br
  • .ong.br
  • .art.br
  • .ind.br

Recentemente foram adicionados também alguns domínios com o nome da cidade, como por exemplo:

  • sampa.br
  • sorocaba.br
  • floripa.br

Como escolher o nome do domínio?

Eu já falei sobre isso em um post, quando expliquei como escolhi o nome do meu site. Se você estiver interessado na história toda, clique aqui.

Mas para encurtar, siga essas dicas que são sucesso:

  • Escolha um nome que seja simples;
  • Escolha um nome que possa ser falado sem dar margem a erros;
  • Evite um nome com palavras estrangeiras;
  • Evite um nome que as pessoas possam escrever errado;
  • Evite um nome que você precise soletrar;
  • Evite um nome com número;

Exemplo:

  • bellybutton.com.br -> você precisará soletrar
  • contacerta356.com.br -> você precisar soletrar os números

Apenas para ilustrar, meu primeiro domínio foi brainstorming7.com que eu achava o máximo. Mas sempre que precisava falar isso para alguém era um parto, eu tinha que soletrar e perdia um bom tempo.

O domínio atual (labweb) é relativamente simples e mesmo que eu precise falar “lab com b mudo”, a maioria das pessoas entende “web”. A não ser que a pessoa seja muito sem noção para entender “uébi” rsrsrs.

Então, resumindo: pense bem antes de adquirir um domínio. Uma vez que você efetuou o pagamento, caso se arrependa essa culpa irá infernizar você por um ano inteiro.

Comentários:

Esse post ainda não possui comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Curso de HTML Grátis – 4

Curso de HTML Grátis – 4

Data: 23 de maio de 2018

Continuando nosso Curso de HTML Grátis – 4, vamos aprender mais algumas tags que você vai precisar para desenvolver um website. E vamos entrar um pouco também na questão de SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização para os motores de busca, ou seja: melhorar seu site para aparecer melhor nos motores de busca....