Impressão Gráfica

Cores para impressão

Quando perguntamos quantas cores um impresso vai ter, é muito comum ver diversas pessoas cometendo o erro de dizer “Ah, vai ser azul e branco”. Na verdade, o que ela está querendo dizer é que o impresso será na cor azul, o branco é a cor do próprio papel.

Esse erro se dá geralmente porque muitas pessoas imaginam que na gráfica existe tinta branca. Esse erro é bem justificável, porque temos lembrança de diversas tintas (tinta guache, tinta de parede, etc) que tem a cor branca. E mesmo se pegarmos por exemplo uma camiseta preta escrito em branco… sabemos que foi utilizada tinta branca.

Mas na gráfica, como já disse, branco é a cor do papel. Em alguns casos, onde o fundo é colorido e você precisa de “letras brancas”, podemos optar por pintar todo o papel, criando esse efeito ou então, caso o papel já seja colorido, buscar soluções imprimindo em prata ou se for o caso, em silk.

O problema em imprimir em silk é que além do processo ser mais caro, já que é um processo manual, também perdemos um pouco da qualidade (comparada com a impressão em off-set). Isso se dá porque o processo do silk está atrelado a trama do tecido da tela.
Mas para não ter dúvidas, nesse post vou abordar os das tintas.

Impressos 1×0

Quando falamos impressos 1×0 estamos nos referindo a impressos com apenas 1 cor e apenas em um dos lados do papel. Então você pode entender isso como “1 cor de um lado e nenhuma cor do outro lado”.
Aqui você precisa conversar com a gráfica para ver o tipo de cor que você vai querer. Pode imprimir tanto “preto”, quando escolher alguma cor Pantone, que é uma paleta especial com diversas cores. Em outro tópico pretendo falar mais a respeito dessa paleta.

Impressos 1×1

Agora que já sabemos o que é um impresso 1×0, com impressos 1×1 você pode deduzir que estamos falando de impressão dos dois lados. E você está certo!

Nesse impresso, você tem impressão frente e verso. Aqui vale a mesma especificação dada acima, é preciso combinar com a gráfica qual será a cor que você vai utilizar na impressão.

Impressos 2×0, 2×1, 2×2 etc

Aqui você começa a fazer combinações de cores, seguindo a mesma linha de pensamento, com 0 sendo um lado em branco e quando tem 2×1 seriam 2 cores de um lado e 1 cor do outro e 2×2 sendo duas cores dos dois lados.

Aqui é importante frizar que geralmente devido a maneira como as chapas são gravadas, via de regra você terá as mesmas cores dos dois lados, no caso de um impresso 2×2.

A combinação aqui pode ser tanto de preto e vermelho, preto e prata, azul e prata, azul e vermelho etc. O céu é limitado apenas pela sua imaginação.

Apenas como curiosidade, logo nos meus primeiros dias de gráfica, lembro que o gerente chegou e me passou uma arte para fazer: o cliente quer laranja e roxo. Dai eu falei “nossa, laranja e roxo? que cores esquisitas! porque ele não faz azul e preto que é mais bonito?”

E o gerente me deu uma grande e sábia resposta: “Luciano, essas são as cores do cliente, eu também acho feio, mas são as cores dele e ele está pagando. Nós não temos que gostar, nós temos que fazer o que o cliente pede”.

Impressos 4×0, 4×1, 4×4

Quando falamos de impressos 4×0 ou 4×4 estamos falando obrigatoriamente de impressos CMYK. Aqui já subentende-se que você quer um impresso colorido e está trabalhando com CMYK. Simples assim.

Quando falamos 4×1 estamos querendo dizer que o impresso é colorido de um lado e tem apenas 1 cor do outro lado. Como exemplo, pense naqueles folhetos de promoção, onde você tem uma arte toda colorida de um lado e do outro os regulamentos.

Impresso 5×0, 5×5, 5×4, 6×4 etc…

Em alguns casos o cliente pode querer trabalhar com cores especiais além do CMYK. Isso pode ser desde um impresso em CMYK mais um texto em prata ou ouro, como cores especiais em determinadas partes do serviço.

Como exemplo, lembro que uma vez trabalhei com um impresso 7×7 cores. Sim, você leu correto: CMYK + 3 cores pantone frente e verso. No caso, o impresso em questão era da “Gas Natural”.

Esse aparente exagero de cores deve-se ao fato de que eles tinham um logotipo e identidade visual que trabalhava com cores pantone. Como eles precisavam ter fotos ilustrando, já saiam de CMYK e acrescentavam mais 3 cores pantone.

Sim, o preço do impresso sobe consideravelmente, porque cada cor a mais significa chapa a mais, tempo a mais de impressão e até mesmo voltar o serviço na máquina novamente para imprimir as cores a mais. Na grafica onde eu trabalho, quando rodavam esse tipo de material ele entrava 2 vezes de cada lado: uma para rodar os Pantones e outra para rodar o CMYK.15

Por Luciano Leal
É apaixonado por quadrinhos, livros e filmes. Trabalha há mais de 20 anos na área gráfica e vem estudando web há vários anos.

Deixe uma resposta